Artrite psoriásica tem nova opção de tratamento aprovada no Brasil

Os tratamentos para artrite psoriásica também podem incluir uso de anti-inflamatórios não-hormonais e, nos casos moderados a graves, agentes biológicos podem ser necessários.

Artrite psoriásica causa dor, rigidez nas articulações, fadiga e lesões descamativas de pele | div
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A artrite psoriásica é uma doença inflamatória crônica e sistêmica, que impacta as articulações e a pele. Recentemente, a agência regulatória brasileira Anvisa aprovou nova opção de tratamento imunobiológico, sob prescrição médica, para pacientes adultos com artrite psoriásica ativa, que tiveram uma resposta inadequada ou que foram intolerantes a um ou mais medicamentos antirreumáticos modificadores da doença (DMARDs).

Os tratamentos para artrite psoriásica também podem incluir uso de anti-inflamatórios não-hormonais e, nos casos moderados a graves, agentes biológicos podem ser necessários.

Dor, rigidez nas articulações, fadiga e lesões descamativas de pele: estas são as principais características da artrite psoriásica, uma doença inflamatória sistêmica com manifestações em vários órgãos do corpo, principalmente articulações e pele. 

Artrite psoriásica causa dor, rigidez nas articulações, fadiga e lesões descamativas de pele

“Os sintomas da artrite psoriásica, como dores e inchaço articular, fadiga e lesões na pele, trazem grande prejuízo para a qualidade de vida das pessoas. No entanto, o diagnóstico precoce e tratamento adequado, acompanhado por um médico especialista tornam possível a diminuir a atividade da doença, preservar saúde das articulações e controlar as lesões na pele”, comenta Viviane Machicado, reumatologista, presidente da Sociedade Baiana de Reumatologia, diretora do Instituto Bahiano de Imunoterapia e reumatologista assistente do Hospital das Clínicas da Bahia.

A doença é na maioria das vezes tratada por reumatologistas e em muitos casos pacientes são encaminhados para essa especialidade pelos dermatologistas: estimativas apontam que artrite psoriásica afeta aproximadamente 30% de pacientes com psoríase 1-3 , mas também é possível que as dores articulares comecem antes das lesões na pele, dificultando e atrasando o diagnóstico.

Artrite psoriásica causa dor, rigidez nas articulações, fadiga e lesões descamativas de pele

Sem tratamento, a doença pode fazer com que os danos articulares resultem em deformidades irreversíveis sendo, por vezes, necessárias cirurgias para realinhamento articular e colocação de próteses.

A escolha do tratamento medicamentoso dependerá das estruturas acometidas em cada paciente e pode envolver anti-inflamatórios, medicamentos sistêmicos e biológicos de forma isolada ou em combinação. 

Recentemente, um novo medicamento foi aprovado pela Anvisa para o tratamento da artrite psoriásica: risanquizumabe, um inibidor da interleucina 23 (IL-23), molécula que está envolvida em processos inflamatórios relacionados a algumas doenças imunomediadas, como artrite psoriásica e psoríase.

Artrite psoriásica causa dor, rigidez nas articulações, fadiga e lesões descamativas de pele

O medicamento é administrado por meio de injeção subcutânea, sob prescrição médica, e tem cobertura obrigatória pelos planos de saúde. 

A aprovação da Anvisa foi baseada em dados de dois estudos clínicos de Fase 3, que mostraram que o medicamento atingiu o desfecho primário de resposta ACR20 (principal índice utilizado nos estudos para avaliação de resposta a uma medicação reumatológica), além de apresentar melhoras em outras manifestações clínicas da artrite psoriática, como função física e atividade mínima da doença e melhora na qualidade de vida.

Esta é a segunda indicação aprovada para risanquizumabe; a primeira indicação aprovada para psoríase de placas moderada a grave.

Sobre Risanquizumabe

Risanquizumabe é um inibidor da interleucina-23 (IL-23), uma substância (citocina) envolvida em processos inflamatórios, que está associada a uma série de doenças crônicas

imunomediadas, incluindo psoríase . Em maio de 2019, risanquizumabe foi aprovado pela Anvisa para o tratamento de psoríase moderada a grave em placas, para pacientes adultos elegíveis para tratamento sistêmico.

Sobre a AbbVie

A missão da AbbVie é descobrir e fornecer medicamentos inovadores que solucionem as questões sérias de saúde de hoje e enfrentam os desafios médicos de amanhã. A companhia se empenha em causar um impacto notável na vida das pessoas em áreas terapêuticas chave: Imunologia, Oncologia, Neurociência, Oftalmologia, Virologia e Gastrenterologia, além dos serviços e produtos da Allergan Aesthetics. 

 No Brasil, a AbbVie começou a operar no início de 2014. Suas unidades de negócios locais incluem Imunologia, Oncologia, Oftalmologia e Neurociência, além dos serviços e produtos da Allergan Aesthetics. A AbbVie conta com 34 projetos ativos de Pesquisa e Desenvolvimento, envolvendo mais de 200 centros médicos de todas as regiões do país e cerca de 1.000 cientistas brasileiros.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES