As 5 dicas que melhoram a saúde do seu cérebro e evita doenças

Adote hábitos que podem te ajudar a manter a saúde do seu cérebro ao passar dos anos, segundo especialistas

Neurocientistas listaram cinco hábitos que são essenciais para manter a saúde do cérebro | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Você já se perguntou como manter o cérebro saudável ao passar dos anos? Existem diversas complicações que podem afetar essa parte vital do corpo humano e por isso a saúde cerebral tem se tornado objeto de estudo frequente por neurocientistas. Apesar dos complexos que envolvem o tema, especialistas dessa área podem nos ajudar a manter a saúde desse órgão.

A neurocientista Emily McDonald, com notoriedade no aplicativo TikTok, compartilhou alguns desses valiosos insights, em que apresentava três conselhos importantes. Primeiro, ao acordar, evite pegar o celular imediatamente; segundo, cultive pensamentos positivos; terceiro, evite alimentos processados e ultraprocessados.

Os 5 hábitos que melhoram a saúde do cérebro

Os professores de neurociência Jason Shepherd, da Universidade de Utah, e Talia Lerner, da Universidade Northwestern, nos Estados Unidos, listaram mais cinco hábitos que são essenciais para manter a saúde do cérebro. Os cinco conselhos adicionais são dormir bem, exercitar o coração, manter amizades, experimentar novas atividades e comer de forma saudável.

Porque dormir bem é tão importante?

Uma noite de sono de qualidade, compreendida entre seis a oito horas, é crucial para a saúde mental. De acordo com os neurocientistas, dormir bem ajuda a processar informações, solidificar a memória e remover toxinas e proteínas que podem se acumular no cérebro, causando declínio cognitivo e doenças como Alzheimer.

Amigos influenciam na saúde cerebral?

O contato com amigos e entes queridos contribui para a saúde mental e diminui o risco de doenças mentais como depressão e ansiedade, segundo Lerner. Portanto, manter fortes laços emocionais e estabelecer conexões interpessoais pode promover a saúde e longevidade do cérebro.

Alimentação saudável

Comer bem, evitar comidas processadas, praticar exercícios físicos regularmente e estimular a mente com novas atividades também são úteis na prevenção do declínio cognitivo. Portanto, é essencial que esses hábitos sejam incorporados em nossa rotina diária para uma vida cerebral saudável e uma vida mais longa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES