Atividade física reduz risco cardiovascular a quem possui doença reumática

Estudos indicam que a prática regular de atividade física é uma arma poderosa para combater a disfunção vascular nesses pacientes.

Atividade física reduz risco cardiovascular a quem possui doença reumática | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Karina Toledo | Agência FAPESP – Quando comparados à população em geral, os indivíduos acometidos por doenças reumáticas autoimunes apresentam risco aumentado de desenvolver aterosclerose, ou seja, de acumular placas formadas por gordura e outras substâncias no interior dos vasos sanguíneos, que obstruem a circulação. Consequentemente, esses pacientes são mais propensos a sofrer infarto e outros distúrbios cardiovasculares.

A boa notícia é que, de acordo com um novo estudo publicado na revista Rheumatology, a prática regular de atividade física é uma arma poderosa para combater a disfunção vascular nesses pacientes.

No artigo, pesquisadores brasileiros e britânicos descreveram os resultados de uma revisão sistemática da literatura científica sobre o tema. O trabalho, que contou com apoio da FAPESP, envolveu dez estudos e 355 voluntários com diferentes enfermidades, entre elas artrite reumatoide, lúpus eritematoso sistêmico e espondiloartrite, doença que afeta a coluna vertebral. Esses indivíduos foram submetidos a variados programas de treinamento físico, como caminhada no parque ou na esteira, ciclismo estacionário (bicicleta ergométrica), treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT, na sigla em inglês) e musculação. A maior parte das intervenções teve duração de 12 semanas.

“Ao analisar os resultados, concluímos que a prática de atividade física promoveu nos voluntários melhora da função endotelial em pequenos e grandes vasos. E essa melhora foi relevante do ponto de vista clínico, o que nos permite sugerir que a atividade física pode ser considerada um ‘remédio’ para esses pacientes, pois tem o potencial de reduzir a incidência de eventos cardiovasculares”, afirma Tiago Peçanha, pós-doutorando na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM-USP) e primeiro autor do artigo.

Portadores de enfermidades como artrite reumatoide e lúpus são mais propensos a sofrer infarto, angina e AVC. Revisão da literatura científica sobre o tema confirma que treinamento físico promove melhora da função vascular nessa população (foto: Diego Rezende/USP)

Como explica o pesquisador, esse tipo de doença reumática é resultado de um desequilíbrio no sistema imune, que passa a produzir anticorpos contra tecidos do próprio organismo, afetando principalmente articulações, músculos, ligamentos e tendões. Embora não exista cura definitiva, o tratamento com anti-inflamatórios, imunossupressores e drogas biológicas (produzidas a partir de células vivas) pode manter o quadro sob controle por vários anos.

“Ainda assim, isso não impede que esses pacientes desenvolvam certas comorbidades e a doença cardiovascular é a mais preocupante. Portadores de artrite reumatoide têm risco duas vezes maior de sofrer infarto quando comparados a indivíduos saudáveis. E em pessoas com lúpus ou artrite psoriásica, a incidência de eventos isquêmicos [infarto, angina ou acidente vascular cerebral] é de duas a cinco vezes maior do que na população em geral”, conta Peçanha.

Ainda de acordo com o pesquisador, o processo aterosclerótico ocorre de forma acelerada nessa população tanto pelo quadro inflamatório crônico associado às doenças reumáticas quanto pelo uso contínuo de alguns medicamentos anti-inflamatórios. “E tudo começa com modificações na estrutura e na função dos vasos sanguíneos. Aos poucos, as artérias vão perdendo a capacidade de dilatar quando necessário, tornando-se enrijecidas. As alterações ocorrem sobretudo no endotélio [camada celular que reveste o interior dos vasos]. Por esse motivo, costumamos dizer que alterações na função vascular e, mais especificamente, na função endotelial são um marcador inicial da doença aterosclerótica”, explica.

A revisão da literatura mostrou que a prática de atividade física melhorou a função vascular de pequenos e grandes vasos sanguíneos em pacientes com doenças reumáticas autoimunes. Contudo, como o número de estudos sobre o tema é pequeno, não há evidências suficientes para afirmar que o treinamento também promove a recuperação estrutural das artérias lesionadas.

“Essa área [atividade física na reumatologia] ainda é nova, então mais estudos são necessários para identificar os melhores protocolos de exercício e investigar aspectos como segurança e aderência. De qualquer modo, nosso trabalho traz uma informação que reforça a importância da prática regular de atividades físicas por essa população como meio de prevenir e tratar doenças cardiovasculares”, afirma.

Para portadores de doenças reumáticas, a recomendação de Peçanha é a mesma que vale para a população em geral: praticar ao menos 150 minutos semanais de atividade física moderada ou vigorosa. Os exercícios aeróbicos devem ser predominantes e complementados por atividades de força e equilíbrio.

O artigo Effects of Physycal Activity on Vascular Function in Autoimmune Rheumatic Diseases: a systematic review and meta-analysis pode ser lido em: https://academic.oup.com/rheumatology/advance-article/doi/10.1093/rheumatology/keab094/6124323?login=true.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES