Aumentar o consumo de ovo faz ganhar massa muscular? Entenda

O ovo é um dos alimentos queridinhos de quem pratica atividade física

Ovo é um alimento rico em proteínas | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ovo é um dos alimentos queridinhos de quem pratica atividade física e segue uma alimentação saudável e balanceada. E não há dúvidas de que ele é um importante aliado de quem busca uma dieta nutritiva. No entanto, ainda há dúvidas sobre seu consumo, uma delas é até que ponto o aumento da ingestão de ovo realmente ajuda no ganho de massa muscular.

“Consumir uma quantidade excessiva de ovos pode trazer riscos à saúde, incluindo alterações no perfil lipídico, já que a gema do ovo é rica em colesterol, ganho de peso, devido às calorias do alimento, e alteração da filtração renal por sobrecarga de proteína, podendo levar até mesmo à formação de pedras nos rins”, alerta a endocrinologista Deborah Beranger.

🍳Não eliminar o ovo da dieta: No entanto, isso não quer dizer que o ovo deve ser eliminado da dieta, o ideal é que se adote o equilíbrio. “As recomendações do consumo de ovos vão depender de uma série de fatores, como sexo, peso, altura e intensidade de atividade física. Mas, no geral, recomenda-se que um adulto deve ingerir cerca de 1 a 3 ovos por dia, independentemente da prática de exercícios”, orienta a nutróloga Marcella Garcez.

🥩 Opções para complementar a dieta

Além dos ovos, uma série de outros alimentos também são ricos em proteínas e podem ser aliados do ganho de massa muscular, como a carne vermelha. “As carnes vermelhas apesar de serem ricas em proteína, também possuem grande quantidade de gordura saturada, que aumenta os níveis de colesterol ruim, o que eleva o risco de doenças cardiovasculares. O mesmo vale para o frango, que deve ser ingerido sem pele, dando preferência ao peito assado ou grelhado para evitar a ingestão exagerada de gordura”, explica Marcella.

🥜🥜Oleaginosas

A nutricionista afirma que as oleaginosas são ricas em proteínas e ajudam a melhorar o funcionamento do intestino e prevenir doenças cardiovasculares. “No entanto, é importante não exagerar no consumo das oleaginosas, restringindo a cinco ou seis unidades por dia já que também são ricas em gordura e altamente calóricas, que favorecem assim o ganho de peso”, alertou.

🥛Leite e derivados

O leite e seus derivados como queijos, iogurtes são ricos em proteínas e devem fazer parte da alimentação. “Mas é preciso tomar cuidado devido à grande quantidade de gordura que esses alimentos podem conter. No geral, o melhor é optar pelas versões desnatadas e queijos brancos, como o queijo cottage, que também possui uma menor quantidade de calorias”, sugeriu.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES