BBB24: Entenda como funcionam as próteses do paratleta Vinicius Rodrigues

Vinicius Rodrigues foi um dos assuntos mais comentados da internet após a utilização de suas próteses causar certa confusão no público

O uso de próteses adequadas depende da situação em que o utilizador se encontra ou sua necessidade no dia a dia | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na última segunda-feira (8), a Rede Globo se tornou alvo de críticas após exibir pela primeira vez a prova do líder da vigésima quarta edição do Big Brother Brasil. O participante Vinicius Rodrigues, que integra o grupo de famosos do elenco, foi um dos assuntos mais comentados da internet após a utilização de suas próteses causar certa confusão no público.

Durante a prova que dava o poder máximo do jogo, o paratleta optou por retirar a prótese, como parte de uma estratégia pessoal para ajudar na sua locomoção, o que gerou uma série de críticas à emissora carioca, que foi acusada posteriormente de capacitismo. Contudo, o uso de próteses adequadas depende da situação em que o utilizador se encontra ou sua necessidade no dia a dia.

Um forte exemplo disso é sua atuação como paratleta paralímpico. Em provas que participa buscando medalhas olímpicas, Vinicius Rodrigues usa as próteses adequadas para garantir índices de campeão, seja um joelho, pé ou lâmina adequada para os treinos ou corridas.

Prótese para ambiente aquático

Como citado anteriormente nesta matéria, um ponto muito enfatizado nas redes sociais foi o fato do paratleta retirar a prótese para concluir o circuito. No entanto, segundo o diretor de academy na América Latina da Ottobock, Thomas Pfleghar, empresa que produz os equipamentos utilizados pelo brother, isso acontece porque, naquela situação, a prótese que ele utilizava é parcialmente resistente a água, podendo ficar em contato com água por até 30 minutos.

“Naquele momento, Vinícius utilizava um joelho C-Leg, um equipamento eletrônico com microprocessador. Caso ele entrasse na gosma verde, poderia danificar o aparelho. Ele opta por retirar o componente por ser eletrônico e ter padrões programados de funcionamento, o que poderia diminuir a velocidade do competidor”, explica.

Na madrugada, com o auxílio da produção do reality show global, o paratleta conseguiu trocar o equipamento por outro 100% impermeável, o que facilitou seu desempenho. Conhecida como prótese de joelho Dynion, ela pode ser usada no chuveiro, na água do mar ou em piscinas, por exemplo. 

Essa prótese ainda conta com uma trava manual, que fornece suporte para o usuário poder permanecer em áreas úmidas ou ficar de pé por um período prolongado, algo que foi necessário para Vinícius resistir por cerca de dez horas na prova do líder. 

Outras próteses

A prótese impermeável não foi a única escolhida pelo brother, que também levou para o programa um terceiro  joelho: o 3S80 Sports, combinado com a lâmina de corrida 1E91, que utiliza em suas competições e é ideal para situações de corrida. Também levou o pé Taleo Side Flex, que oferece uma adaptabilidade às superfícies irregulares e inclinações.

A adaptabilidade permite, por exemplo, um movimento para frente mais controlado se comparado com outros produtos semelhantes. Outro componente é o pé Triton, usado para atividades mais intensas, como a rotina de Vinícius como paratleta, o que pode favorecê-lo em exercícios de grande impacto.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES