BBB24: Yasmin Brunet relata compulsão alimentar; o que é a doença?

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 4,7% da população brasileira sofre de compulsão alimentar, quase o dobro da população mundial 2,6%

O distúrbio se caracteriza por uma ingestão exagerada de alimentos em curto intervalo de tempo, sem que haja fome ou necessidade física | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Yasmin Brunet já é um nome conhecido na mídia em decorrência de polêmicas em torno da sua vida e não está sendo diferente com sua participação na vigésima quarta edição do Big Brother Brasil. A modelo trouxe à tona em uma conversa com colegas confinados a compulsão alimentar, uma doença problemática extremamente relevante.

Não é a primeira vez que a empresária revela sofrer com o problema, em outras ocasiões ela já relatou a luta contra o distúrbio, o que tem despertado debates e conscientização sobre o tema. A participante tem demonstrado desconforto ao lidar com o distúrbio no reality, e chegou a dizer que anda descontando o emocional e a ansiedade na comida.

Em um desabafo no reality global, Yasmin Brunet revelou estar muito ansiosa e, consequentemente, tendo crises de compulsão alimentar.  Além do próprio transtorno, a a modelo ainda enfrenta piadas de outro participante sobre sua condição.

Nesta semana o cantor de pagode Rodriguinho, que também integra o elenco de famosos, chegou a comentar que a sister “sairia rolando” se não parasse de comer tanto, referindo-se a um possível aumento de peso da famosa. Os episódios vivenciados por Yasmin Brunet no reality de maior audiência do mundo chamam a atenção para uma problemática que atinge muitas pessoas.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 4,7% da população brasileira sofre de compulsão alimentar. Especialistas alertam que ambientes que promovem o desequilíbrio emocional, como o BBB, podem ser gatilhos para o impulsionar do transtorno alimentar, o que tem acontecido com a modelo.

O que é compulsão alimentar?

Esse distúrbio alimentar é caracterizado por episódios recorrentes em que uma pessoa consome uma quantidade significativamente maior de comida do que a maioria das pessoas consumiria em um período similar, sob circunstâncias semelhantes. Durante esses episódios, a pessoa sente uma falta de controle sobre o que e quanto está comendo.

Os episódios de compulsão alimentar estão associados a sentimentos de angústia, culpa e desconforto emocional. Após os episódios, muitas pessoas com compulsão alimentar podem experimentar remorso e preocupação com o ganho de peso. É importante ressaltar que a compulsão alimentar é diferente do simples excesso de comida ocasional, pois está associada a uma falta de controle e a aspectos emocionais negativos.

Tratamento

O tratamento da compulsão alimentar geralmente envolve uma abordagem multidisciplinar, combinando diferentes estratégias para abordar os aspectos físicos e emocionais do transtorno. Aqui estão algumas das abordagens comuns no tratamento da compulsão alimentar:

  • Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC): A TCC é frequentemente utilizada no tratamento da compulsão alimentar. Essa forma de terapia ajuda a identificar e modificar padrões de pensamento disfuncionais e comportamentos associados à compulsão alimentar.
  • Terapia Interpessoal (TI): A TI concentra-se nos relacionamentos interpessoais e pode ajudar a pessoa a explorar como as interações sociais afetam seus padrões alimentares e emoções.
  • Aconselhamento Nutricional: Um nutricionista ou dietista pode fornecer orientação sobre hábitos alimentares saudáveis, ajudar na criação de um plano alimentar equilibrado e fornecer suporte para o controle do peso, se necessário.
  • Tratamento Farmacológico: Em alguns casos, os médicos podem prescrever medicamentos, como antidepressivos seletivos de recaptação de serotonina (ISRS), que têm mostrado eficácia no tratamento da compulsão alimentar.
  • Grupos de Apoio: Participar de grupos de apoio, nos quais as pessoas compartilham suas experiências e estratégias para lidar com a compulsão alimentar, pode ser benéfico. Grupos como os de Comedores Compulsivos Anônimos (CCA) são exemplos de recursos desse tipo.
  • Mindfulness e Meditação: Técnicas de mindfulness (atenção plena) e meditação podem ajudar as pessoas a desenvolverem uma maior consciência de seus padrões alimentares e emoções, promovendo o autocontrole.
  • Acompanhamento Médico: É importante que a pessoa seja monitorada por um profissional de saúde para avaliar a saúde física geral, monitorar o peso e garantir que não haja complicações médicas associadas à compulsão alimentar.

Cada pessoa é única, e o tratamento pode variar de acordo com as necessidades individuais. A abordagem ideal pode envolver uma combinação de várias dessas estratégias. Caso você tenha se identificado, é fundamental procurar a ajuda de profissionais de saúde especializados em transtornos alimentares para desenvolver um plano de tratamento personalizado. O suporte contínuo, a compreensão e o comprometimento são fundamentais para o sucesso no tratamento da compulsão alimentar.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES