Beach tennis: os benefícios que fazem dele o queridinho do momento

O beach tennis vem conquistando adeptos nos últimos anos e se tornando um dos esportes mais praticados em todo o Brasil

Beach tennis conquista adeptos em todo o país | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O beach tennis vem conquistando adeptos nos últimos anos e se tornando um dos esportes mais praticados em todo o Brasil, até mesmo em cidades onde não há praia. Dados da Confederação Brasileira de Tênis (CBT) mostram que no ano de 2021 havia 400 mil praticantes do tênis de praia no país, em 2022 esse número chegou a 1,1 milhão, o que equivale a um crescimento de 175%.

O fisioterapeuta especialista em fisioterapia esportiva, Rodrigo Fádel, explica que esse sucesso se deve principalmente ao fato de a atividade ser divertida, simples e fácil de aprender. "As pessoas aprendem a jogar muito rápido e se torna um momento de diversão até mesmo para quem nunca praticou. Também, é uma ótima alternativa para melhorar o condicionamento físico e a qualidade de vida como um todo", afirma o profissional, em entrevista ao Terra.

Além disso, o esporte pode ser praticado por qualquer pessoa, em todas as idades. No entanto, é necessário que haja avaliação de um profissional. "É preciso analisar a condição das articulações, a força muscular e o condicionamento físico, para checar a aptidão e as condições de realizar o esporte. Essa orientação vale para todos, mas, principalmente, para mulheres grávidas, pessoas com obesidade de graus avançados ou com doenças crônicas preexistentes", ressalta o especialista.

Benefícios da prática do Beach Tennis

Fádel enumera os principais benefícios para quem pratica beach tennis regularmente. O primeiro deles é a perda de peso. Ele afirma que, com a prática do esporte, se gasta cerca de 600 calorias por hora de jogo. Além disso, há os benefícios para o condicionamento físico.  "Por normalmente ser praticado na areia, o esporte requer maior esforço das pernas, o que contribui para o fortalecimento dos membros", explica o profissional. "Além disso, ele também tonifica os braços e abdômen por conta dos movimentos com a raquete, causando maior impacto nas articulações", completa.

Pé na areia

Os benefícios não são apenas físicos, o profissional lembra que eles se estendem também aos bem-estar e saúde mental. Por ser uma atividade feita na areia, ela proporciona sensação de relaxamento, por possibilitar que o praticante possa curtir bons momentos, seja na praia ou em uma quadra que lembra a sensação de estar no litoral.

Motiva um estilo de vida mais saudável

Praticar beach tennis, assim como outras modalidades de esporte, ajuda a seguir um estilo de vida mais saudável. "Ao praticar um esporte como o beach tennis, a motivação para manter um estilo de vida mais saudável aumenta. Com a prática, liberamos os hormônios do prazer e da felicidade, o que contribui não só para o corpo, mas também para a mente", finaliza.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES