Bebida alcoólica: 30 dias sem beber é suficiente para limpar o fígado?

Evidências apontam que este tempo já é suficiente para gerar alterações benéficas no organismo

Bebida alcoólica: 30 dias sem beber é suficiente para limpar o fígado? | Foto: Freepik.com/KamranAydinov
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Além do Brasil, campanhas como "Sober October", "Dry January" e "Dry July" estão ganhando destaque mundialmente. Traduzidas como "Outubro Sóbrio", "Janeiro Seco" e "Julho Seco", respectivamente, essas iniciativas incentivam as pessoas a ficarem sem consumir álcool por um mês. Embora possa parecer insignificante abster-se por um curto período, evidências indicam que isso é o suficiente para desencadear alterações benéficas no organismo. 

De acordo com especialistas, os benefícios podem variar dependendo do padrão de consumo individual. Por exemplo, para aqueles que bebem moderadamente, abster-se completamente do álcool por um mês pode proporcionar uma sensação de controle sobre sua saúde pessoal ou uma sensação de conquista ao alcançar uma meta estabelecida. Por outro lado, para pessoas com um padrão de consumo problemático, as mudanças fisiológicas resultantes dessa iniciativa podem ser ainda mais significativas. 

O consumo excessivo de álcool está associado a uma série de riscos à saúde. No entanto, estudos recentes indicam que até mesmo doses baixas podem aumentar o risco de certos tipos de câncer. O consumo moderado de álcool é definido como até duas doses por dia para homens e uma para mulheres. Uma dose de álcool corresponde a 14 gramas de álcool puro, o que equivale a uma lata de 350 ml de cerveja, uma taça de 150 ml de vinho ou uma dose de 45 ml de bebida destilada. 

Para aqueles que consomem quantidades maiores que as recomendadas, abster-se de álcool por apenas 30 dias pode trazer os seguintes benefícios ao corpo: alívio do fígado, redução do risco de doenças cardiovasculares e câncer, perda de peso, melhora no sono e na capacidade cerebral. Além disso, esse período pode marcar o início de uma mudança duradoura para pessoas com padrões abusivos de consumo de álcool. 

Em um estudo realizado em 2015, foi observado que pessoas que interromperam o consumo de álcool por um período de cinco semanas apresentaram um risco reduzido de danos ao fígado, melhor equilíbrio da glicose e maior eficácia na perda de peso. Além disso, um mês sem álcool demonstrou reduzir os níveis de proteínas associadas ao desenvolvimento do câncer no sangue. 

Parar de consumir álcool também pode resultar em uma pele mais bonita. Isso ocorre porque o álcool desidrata a pele e diminui as reservas de antioxidantes, aumentando o risco de danos causados pelos radicais livres. Ao eliminar o álcool, a hidratação da pele é aumentada e a produção de colágeno é estimulada, resultando em uma aparência mais radiante e firme.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES