Benefícios e prejuízos da água com gás, principalmente para quem treina

A água gaseificada, de modo geral, é um produto que passa por um processo artificial e é acrescentado dióxido de carbono

O consumo de água com gás deixa algumas dúvidas, principalmente entre esportistas | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A água gaseificada, de modo geral, é um produto que passa por um processo artificial e é acrescentado dióxido de carbono (CO2). Além disso, vale ressaltar que existem dois processos de gaseificação deste líquido, que são o artificial e o natural. São muitas mudanças, portanto, o que deixa dúvida entre os esportistas, como, por exemplo, se a água com gás faz algum mal a pessoas que treinam.

Sobre isso, a nutricionista Maria Fernanda Barca Thalita Sanches esclarece alguns pontos. “Pode tomar água gaseificada, pois o gás da água não se acumula e torna-se rapidamente eliminado. No entanto, não é recomendado substituir a água com gás pela água tradicional. Não há evidências que comprovem que água com gás engorda”, responde.

A nutricionista afirma ainda que não há uma recomendação sobre qual a quantidade de água com gás que deve ser consumida por dia, seja por quem pratica esportes ou quem é mais sedentário. Além do veto sobre a “troca” de água mineral por gás, o mais aconselhável é que se consuma essa bebida de forma moderada. 

“Não existe uma recomendação clara na literatura sobre a quantidade, mas o consumo moderado não conferirá problemas. Se você tem problemas gastrointestinais, melhor consumir com menor frequência. a água com gás tem o mesmo potencial de hidratação que a água comum, mas novamente: o excesso pode irritar a mucosa gástrica”, adverte Thalita. 

Outra dúvida que pode surgir é se a água gaseificada deve ser consumida antes ou depois do treino. “Eu não aconselharia como pré-treino caso a pessoa não esteja acostumada. Pois os gases podem causar algum desconforto abdominal e atrapalhar o rendimento do desportista”, finaliza Thalita Sanches, em entrevista ao Sport Life.

Pesquisa

Um estudo da Universidade de Hyogo, no Japão, revelou que existem vantagens para pessoas que consomem muita água com gás. Para a pesquisa, um grupo de voluntárias passou um noite em jejum e cada participante tomou, de forma lenta, água comum ou gaseificada para encerrar essa abstinência. Ao final, os pesquisadores concluíram que que 900 ml de gás são colocados em apenas 250 ml de água. Com isso, a bebida causa rápida dilatação do estômago, o que dá sensação de saciedade. As participantes não sentiram mal estar e os cientistas passaram a recomendar água gaseificada para evitar comer excessivamente.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES