Bolhas de ar nos cabelos. Saiba como problema danifica os fios e evite-as

Tricologista Viviane Coutinho ensina como prevenir a Bubble Hair, que pode danificar os fios

Com as bolhas de ar, os fios se tornam frágeis | Istock
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Não são difíceis de tratar, basta certos cuidados e os cabelos podem ganhar vida. A chapinha, o secador ou o babyliss, todos transformam os fios em poucos minutos, possibilitando diferentes visuais e penteados, mas trazem seus danos quando se deixa a proteção e as madeixas expostas a altas temperaturas durante o uso desses equipamentos.

 É quando surge o chamado “bubble hair”, bolhas de ar. Elas se formam dentro das hastes dos cabelos por danos térmicos.

Cabelos devem ser cuidados quando tratados com procedimentos térmicos/Shutterstock

Segundo a tricologista Viviane Coutinho, a fibra capilar contém espaços cheios de ar. Quando se lava o cabelo e fica com ele molhado, esses espaços se enchem de água. Ao secar, os fios encharcados e sem proteção térmica, faz com que a água vaporize e expanda esses espaços vazios, tornando o cabelo uma esponja.

 Nessas condições, os fios se tornam frágeis, favorecendo a quebra capilar e deixando-os ásperos e ressecados. A longo prazo, a saúde do cabelo sofre intensamente.

Cabelos danificados

 “Nenhum tipo de cabelo escapa dos danos causados pelo calor, apenas são diminuídos através de proteção. Cabelos danificados, quebradiços,  com frizz, sem brilho e sem maciez podem ter sido agredidos pelo bubble hair sem a pessoa nem ter noção disso”, afirma.

 Depois que o bubble hair se forma no fio, não há tratamento. Ou seja, ele é irreversível. Logo, seus fios irão quebrar sempre que as bolhas se formarem. 

Prevenção é o melhor caminho nesses casos/istock

Prevenção

 Portanto, não é preciso desespero: existem formas eficazes de se prevenir o problema antes que ele faça um estrago considerável no cabelo.

 “O ideal é sempre a prevenção. Quando for usar secador, por exemplo, mantenha-o a uma distância razoável do couro cabeludo e comprimento dos fios com uma temperatura não tão elevada. Quanto à chapinha e babyliss, não utilize de forma nenhuma no cabelo ainda úmido. Ainda é essencial investir em protetores térmicos, pois eles formam uma barreira ao redor do fio, permitindo uma secagem externa e protegendo a estrutura interna dos fios”, destaca Viviane.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES