Boné pode provocar queda de cabelo e calvície? Entenda o efeito

Algumas pessoas não abrem mão de usar boné, mas é importante se questionar se ele pode acelerar a queda de cabelo

O uso frequente de boné pode acelerar a perda de cabelo | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Algumas pessoas não abrem mão de usar boné, sobretudo em dias mais quentes e mais ensolarados. E, nestes casos, o acessório pode realmente ajudar na proteção da pele, mas é importante se questionar se o uso frequente afeta a queda de cabelo. O médico tricologista Julio Pierezan traz alguns esclarecimentos sobre este assunto.

“O uso errado, isto é, por muito tempo, pode ajudar na proliferação de fungos e bactérias e aí induzir a queda de cabelo. Evite ficar com o acessório todo dia. Se caso fizer, troque a peça para que ela seja higienizada. Assim, evita a contaminação de fungos e outros microrganismos no couro cabeludo”, disse o médico.

Pierezan alertou ainda que algumas pessoas usam o boné para esconder a calvície, mas isso só piora o problema. Segundo ele, bonés com elásticos apertados também podem acelerar a queda por tração. Além disso, ele afirma que passar o dia com o boné pode deixar o couro cabeludo abafados e suado, o que pode desencadear problemas na raiz do cabelo, levando à queda.

O médico explicar a diferença da calvície para queda temporária de cabelo. “Os folículos vão se miniaturizando e aqueles fios mais longos, por exemplo, se tornam curtos, ralos até que eles deixam de crescer. A diferença é que os fios voltam a crescer após a mudança de hábitos ou o início de um tratamento para o motivo da queda. Diferente da calvície”, pontou o médico ao Sport Life Brasil.

Tratamento

Diante desses problemas, a primeira coisa a se fazer é procurar um especialista para realizar o tratamento, que vai variar de acordo com a condição do paciente. O médico pode tentar resolver o problema por meio de remédios de uso tópico e oral, como o minoxidil e a mesoterapia, que são aplicações de medicamentos fortalecedores por microagulhas.

“Quando as soluções não funcionam ou não são recomendadas podemos partir para o transplante capilar FUE (Follicular Unit Extraction), que é a extração de unidades foliculares de uma região e transplantação em uma outra, que tenha falhas ou sofra com alopecia androgenética. Tem também o transplante capilar associado ao body hair quando se extrai o pelo do corpo”, concluiu Dr. Julio Pierezan.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES