'Cabeça de Ozempic': o remédio pode deixar a cabeça maior? Entenda

O termo “cabeça de Ozempic” ganhou destaque após celebridades aparecerem mais magras, mas com a cabeça com tamanho desproporcionalmente maior

Ozempic é um remédio voltado para tratar diabetes tipo 2 | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O termo "cabeça de Ozempic" ganhou destaque nas redes sociais após a divulgação de imagens de celebridades que aparentavam estar mais magras, mas com uma cabeça desproporcionalmente maior em relação ao corpo. Essa associação foi feita devido ao poder atribuído ao medicamento Ozempic de acelerar a perda de peso. 

Mas as celebridades usaram o remédio? Não há confirmação de que essas pessoas tenham utilizado o remédio para emagrecer, deixando em dúvida se essa aparente desproporção seria um efeito colateral do medicamento. No entanto, a discussão ganhou as redes sociais, que acabou criando o termo "cabeça de Ozempic".

Tratamento de diabetes tipo 2. É importante ressaltar que o Ozempic é um medicamento recomendado para o tratamento do diabetes tipo 2. No entanto, seu componente ativo, a semaglutida, também foi aprovado por agências reguladoras, como a Anvisa no Brasil, para o tratamento da obesidade. Por isso, seu uso para controle de peso tem sido considerado.

O efeito "cabeça de Ozempic" é real? O médico Rodrigo Neves, especializado em nutrologia, esclarece que quando o processo de emagrecimento é rápido, especialmente quando causado por medicamentos, pode levar a perdas consideráveis de gordura corporal, incluindo no rosto.

"Contudo, a estrutura óssea da cabeça não muda, o que pode levar a uma percepção de desproporcionalidade. Este efeito é mais uma questão de percepção visual devido à rápida perda de peso do que um efeito direto do medicamento sobre o tamanho ou forma da cabeça", diz o médico.

Emagrecimento

Rodrigo ressalta que a perda de peso oferece uma série de benefícios para a saúde além da estética, desde que seja realizada de maneira saudável e sob a supervisão de um médico. O especialista destaca, por exemplo, a melhoria da pressão arterial, dos níveis de açúcar no sangue e a redução do risco de doenças crônicas.

"Embora a estética possa ser um fator motivacional para a perda de peso, é importante manter o foco nos benefícios para a saúde a longo prazo. Ajustar a percepção de si mesmo e aceitar mudanças no corpo pode levar tempo, e apoio profissional pode ser benéfico nesse processo", finaliza o médico.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES