Cafeína pode reduzir gordura corporal e risco de diabetes, diz pesquisa

Segundo os pesquisadores, a descoberta indica o potencial das bebidas com a substância de diminuir a probabilidade de desenvolver obesidade e doenças relacionadas à condição..

Cafeína pode reduzir gordura corporal e risco de diabetes, diz pesquisa | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O café pode ajudar a reduzir o índice de gordura corporal e o risco de diabetes tipo 2. Os pesquisadores analisaram o papel de duas variantes genéticas comuns dos genes CYP1A2 e AHR, associados à velocidade do metabolismo da cafeína no corpo. O estudo foi realizado pelo Imperial College London, publicado no periódico BMJ Medicine

Os pesquisadores usaram uma técnica estatística chamada randomização mendeliana, e os resultados de suas análises mostraram que níveis mais altos de cafeína no sangue geneticamente previstos foram associados a menor peso corporal (IMC). Níveis mais altos de cafeína no sangue geneticamente previstos também foram associados a um menor risco de diabetes tipo 2.

Cafeína pode reduzir gordura corporal e risco de diabetes, diz pesquisa | Foto: Reprodução / O Imparcial"Essas descobertas oferecem informações importantes sobre o potencial efeito causal da cafeína na obesidade e no risco de diabetes. No entanto, mais estudos clínicos são necessários antes que os indivíduos usem esses resultados para orientar suas preferências alimentares", apontam os pesquisadores.

O grupo também descobriu que a perda de peso gerou quase metade (43%) do efeito da cafeína no risco de diabetes tipo 2. Dentre as limitações do estudo, os pesquisadores descreveram o uso de apenas duas variantes genéticas. 

DIABETES TIPO 2

Conforme nos revela o Ministério da Saúde, o diabetes mellitus pode se apresentar de diversas formas e possui diversos tipos diferentes. "Independente do tipo de diabetes, com aparecimento de qualquer sintoma é fundamental que o paciente procure com urgência o atendimento médico especializado para dar início ao tratamento", afirma a Pasta.

O diabetes tipo 2 ocorre quando o corpo não aproveita adequadamente a insulina produzida. A recomendação do Ministério é manter acompanhamento médico para tratar, também, dessas outras doenças, que podem aparecer junto com o diabetes. Cerca de 90% dos pacientes diabéticos no Brasil têm esse tipo.

EFEITOS DO CAFÉ NA SAÚDE

Diversos estudos já trouxeram à tona os efeitos do café na saúde: para se ter uma noção, apenas inalar o aroma do café pode melhorar a memória e estimular o estado de alerta. Além disso, a comunidade científica já entendeu que a cafeína atua como um estimulante do sistema nervoso central, tornando-o mais alerta e concentrado, mas potencialmente também mais irritado e ansioso.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES