Campanha alerta para os riscos e prevenção do glaucoma

Segundo o Atlas Vision, apresentado pela IABP – International Agency of Blindeness Prevention, estima-se que o glaucoma esteja presente em pleno menos 3 milhões de pessoas cegas no mundo

reprodução | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Glaucoma é uma doença crônica, sem cura, mas pode ser controlada com diagnóstico precoce. Uma vez instalada, a cegueira por glaucoma não é reversível. Para 2040, a International Agency for Blindeness Prevention estima em 118 milhões de pessoas impactadas pelo glaucoma em todo o mundo1. Abra os Olhos para o Glaucoma têm apoio da SBG – Sociedade Brasileira de Glaucoma e patrocínio Allergan, uma empresa AbbVie

Com o objetivo de alertar a população sobre os sintomas e sinais do glaucoma, a SBG apoia a campanha ABRA OS OLHOS PARA O GLAUCOMA, doença ocular de progressão lenta e que é uma das três principais causas de cegueira irreversível no mundo. Glaucoma pode ser identificado antes dos sintomas mais severos (Foto; reprodução)

Segundo o Atlas Vision, apresentado pela IABP – International Agency of Blindeness Prevention, estima-se que o glaucoma esteja presente em pleno menos 3 milhões de pessoas cegas no mundo e em cerca de outros 4 milhões com perda moderada a grave de visão1.  No Brasil, o Ministério da Saúde calcula “mais de 900 mil pessoas afetadas pelo glaucoma”. 

“Como o glaucoma, na maioria de suas formas, não apresenta sintomas em estágios iniciais, pois a perda de visão se instala preferencialmente na periferia do campo visual e, geralmente, as pessoas somente procuram tratamento quando já há perda de visão. Isso pode significar que o número de pessoas com glaucoma é muito maior do que aqueles já com perda de visão estabelecida”, afirma Dr. Roberto Pedrosa Galvão Filho, presidente da SBG. 

“A campanha é importante, pois lembra da necessidade de consultas periódicas, pelo menos anual para quem tem acima de 40 anos, e ,uma vez diagnosticado, o glaucoma, reforça a necessidade da adesão do paciente ao tratamento, que pode retardar a progressão da doença”.

Ainda segundo estimativas do Atlas Vision, o número de pessoas impactadas pelo glaucoma (leve a grave; com ou sem diagnóstico) pode chegar a 118 milhões em 2040.   

Conhecimento do brasileiro sobre Saúde Ocular e Glaucoma - Pesquisa encomendada ao Instituto Datafolha pela Allergan/AbbVie em outubro de 2021 apontou que mais da metade das pessoas  com 16+ anos tem alguma dificuldade para enxergar, mas 3 em cada 10 brasileiros não tem o hábito de ir ao oftalmologista, ou não lembra da última vez que fez uma consulta com o especialista. A dificuldade de enxergar é maior entre mulheres (62% do total) e pessoas acima de 45 anos ou mais.

O glaucoma é conhecido por cerca de 74% dos entrevistados, mas apenas menos da metade afirma saber que a doença pode levar à cegueira. “A diferença entre o conhecimento sobre glaucoma como doença ocular e o risco de cegueira pode ser explicado pelo caráter silencioso, que dificulta o diagnóstico precoce”, avalia Dr Galvão Filho.

O que é glaucoma?1,4 Glaucoma é uma condição ocular que acomete o nervo óptico, cuja saúde e integridade são vitais para uma boa visão. A deterioração do nervo óptico leva à perda progressiva da visão. O efeito é gradual – muitas vezes, progride por anos. Começa da periferia do campo visual  para o centro do olho e a pessoa pode não perceber a alteração na visão, até que a doença esteja em estágio avançado. É irreversível porque a visão perdida não é recuperada, porém, é evitável porque o diagnóstico precoce pode prevenir a perda da visão, mantendo a qualidade de vida destes pacientes1,4 Sabe-se que o dano no nervo ótico pode estar relacionado ao aumento da pressão intraocular (dentro do olho) – mas, nem todas as pessoas com pressão intraocular elevada terão glaucoma.

Sinais e sintomas - Geralmente, as pessoas com glaucoma percebem a doença quando a falta de visão atinge o foco central.  Outros sinais:

Manchas ou perdas visuais podem ser percebidas, quando há acometimento da visão central. Nestes casos, o nervo óptico já haverá perdido mais de 60% de suas fibras.

Dor ocular (raro)

Náuseas – em casos de crise aguda

Glaucoma de ângulo fechado:

Visão borrada

Halos ao redor de luzes

Olhos vermelhos (entre outros).

Maior risco – Hereditariedade, pessoas com pressão intraocular aumentada,  60 anos ou mais, determinadas doenças pré-existentes (como diabetes), determinadas etnias (afrodescendentes em glaucoma de ângulo aberto; asiáticos, para ângulo fechado) anemia falciforme, miopia ou hipermetropia exacerbadas têm maior risco de adquirir a doença – condições que podem ser diagnosticadas em exames específicos.

Para pessoas já com diagnóstico de glaucoma, a SBG recomenda exames periódicos e adesão ao tratamento prescrito, que pode controlar a progressão da doença.

Para mais informação sobre a campanha Abra os Olhos para o Glaucoma e outras condições de saúde ocular, acesse www.visaoemdia.com.br.

Sobre a SBG

A Sociedade Brasileira de Glaucoma foi fundada em 1981 pela iniciativa de um grupo de oftalmologistas que decidiu organizar uma entidade com o objetivo principal difundir informações atualizadas a respeito da doença. É afiliada ao CBO – Conselho Brasileiro de Oftalmologia e a World Glaucoma Organization. 

Sobre a AbbVie

A missão da AbbVie é descobrir e fornecer medicamentos inovadores que solucionem as questões mais sérias de saúde de hoje e enfrentem os desafios médicos de amanhã. Nós nos empenhamos em causar um impacto notável na vida das pessoas em várias áreas terapêuticas: Imunologia, Oncologia, Neurociência, Oftalmologia, Virologia, Saúde da Mulher e Gastrenterologia, além dos serviços e produtos da Allergan Aesthetics. Para mais informações, www.abbvie.com Siga @abbvie no Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn.

No Brasil, a AbbVie começou a operar no início de 2014. Suas unidades de negócios locais incluem Imunologia, Oncologia, Oftalmologia, além dos serviços e produtos da Allergan Aesthetics. A AbbVie conduz mais de 64 estudos clínicos em Imunologia, Oncologia e Virologia, envolvendo mais de 800 pacientes brasileiros e 200 equipes e centros de pesquisa em todo o país. Saiba mais em www.abbvie.com.br



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES