Câncer de pâncreas: estudo lista 10 sinais de alerta

Saiba os 10 principais sinais de alerta do câncer de pâncreas e como se prevenir e tratar essa doença grave

Avalie a matéria:
Mulher tocando na área do pâncreas com desenho ilustrativo | Reprodução/Shutterstock
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Para encontrar o câncer de cólon precocemente, existem colonoscopias. Para detectar o câncer de mama precocemente, existem mamografias. Mas não há um teste padrão para detectar casos precoces de câncer de pâncreas, antes que as células cancerígenas se espalhem e quando a cirurgia tem grande probabilidade de ser útil. 

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), os tumores no pâncreas são responsáveis por cerca de 1% de todos os tipos de câncer diagnosticados e de 5% das mortes relacionadas à doença no Brasil. Os sintomas se manifestam quando o tumor já está avançado, tornando o tratamento mais difícil.

COMO OCORRE- Essa doença ocorre devido a uma alteração no processo normal de regeneração celular dos tecidos que compõem a glândula pancreática, um órgão de 10 a 15 centímetros localizado no abdômen, abaixo do estômago e conectado ao duodeno, conforme descrito no portal do grupo português Lusíadas. 

RISCOS- O risco de câncer de pâncreas aumento com idade avançada. Raro antes dos 30 anos, tornando-se mais comum a partir dos 60. Condições associadas ao comportamento, como obesidade, diabetes tipo 2, tabagismo, consumo excessivo de álcool, baixo consumo de fibras, frutas, vegetais e carnes magras; e condições genéticas ou hereditárias, como síndrome de Lynch, câncer pancreático familial e pancreatite hereditária, aumentam o risco de desenvolver essa doença

10 SINAIS DE ALERTA-

Icterícia

Urina escura

Fezes claras

Dor abdominal que pode irradiar para as costas

Problemas digestivos

Falta de apetite e perda de peso

Cansaço

Aumento da vesícula biliar

Formação de coágulos sanguíneos 

Diabetes

COMO PREVENIR- Evite o tabagismo e consumo exagerado de álcool, além de manter um estilo de vida saudável e praticar exercícios físicos regularmente. Pessoas portadoras de outros fatores de risco, como sobrepeso e obesidade, devem estar atentos ao acompanhamento médico regular. 

TEM CURA? O câncer de pâncreas é um tumor maligno com chances de cura reduzidas, pelo seu diagnóstico tardio e em estado avançado, mas não reduzidas. Um tratamento adequado, somado a uma rede de apoio, são ideais para o paciente enfrentar essa doença.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES