Câncer de pulmão: fumantes estão mais sujeitos a ele, mas não só - Tipos de câncer de pulmão

Silencioso, o tumor é um dos que mais mata no mundo, justamente por ser descoberto já em estágio avançado. - Tipos de câncer de pulmão

Slide 3 de 5
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Tipos de câncer de pulmão

Historicamente, o câncer de pulmão é classificado em dois grandes grupos, pequenas células e não pequenas células (CNPC), sendo o segundo tipo bem mais frequente (80% dos casos). Só que, hoje, se conhece tanto sobre os nódulos malignos que aparecem no órgão que essa divisão está caindo em desuso.

“Dentro do câncer não pequenas células, existem vários subgrupos que podem ser tratados com drogas mais específicas para eles”, comenta Mariana. Os principais são o adenocarcinoma, responsável por 50% casos de CNPC, e o escamoso, flagrado em cerca de 20 a 30% dos diagnósticos.

E mesmo entre esses grupos existem mais divisões. “No caso do adenocarcinoma, conhecemos diferentes perfis de mutações genéticas nas células que levam ao crescimento do tumor, e podemos interferir em sua atividade com medicamentos” comenta o oncologista Luiz Henrique Araújo, pesquisador no Inca e diretor no Grupo COI – Clínicas Oncológicas Integradas.

Alterações no gene EGRF (fator de crescimento endotelial) são as mais comuns, seguidas por mudanças nos genes ALK , MET, HER2, K-RAS, BRAF e RET.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


SEÇÕES