Cardiologista revela opções para quem quer largar o cigarro

Muita gente que fuma tem o desejo de abandonar o cigarro, no entanto, essa não é uma missão fácil

Muita gente quer largar o cigarro, mas acaba desistindo no meio do processo | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Muita gente que fuma tem o desejo de abandonar o cigarro, no entanto, essa não é uma missão fácil. Existem muitos casos de pessoas que tentam, mas acabam não conseguindo, pois a dependência da nicotina acaba falando mais alto. Para ajuda essas pessoas, o médico cardiologista do Hospital Santa Catarina Dr. Gustavo Pederçole vai indicar o que é bom para substituir o cigarro.

“O hábito de fumar vira parte da rotina de um fumante. Quando a pessoa para de fumar, além da abstinência, ocorre falta daquele costume no dia a dia. A dica é substituir por algo, como realização de atividade física, tomar um copo de água ou comer fatias de legumes, por exemplo: cenoura”, sugere o Dr. Gustavo, em entrevista ao Sport Life.

O cardiologista afirma que não existe um tipo de exercício físico específico para quem quer parar de fumar. A dica é que a pessoa procure um esporte que proporcione a ela momentos de recreação e bem-estar, para que isso possa, de alguma forma, distrair a pessoa da vontade de fumar. O ideal, segundo o médico, é que a prática seja de pelo menos 150 minutos divididos na semana.

Alimentação

O médico faz um alerta em relação á alimentação para ex-fumantes, é preciso buscar alternativas saudáveis. “As proteínas, frutas e legumes são indicados pelo seu teor saudável. Se uma pessoa substitui o cigarro por alimentos com alto teor de gordura ou açúcar, estará trocando um problema pelo outro”, explica Pederçole. 

O cardiologista afirma ainda que em alguns casos, a pessoa que decide parar de fumar pode precisar de acompanhamento profissional. “Não é perigoso para o corpo a retirada abrupta do cigarro, mas dependendo da pessoa ela pode sentir sintomas de abstinência de forma mais exacerbada. Por isso, é orientado que faça isso sempre acompanhado por profissional habilitado”, ressalta o profissional.

Cigarro eletrônico

O profissional alerta que os cigarros eletrônicos podem ser mais prejudiciais do que os comuns. “O cigarro tradicional no Brasil há um limite de 1 mg de nicotina por cada cigarro. Enquanto os eletrônicos, que são pequenos e se assemelham a um pen drive, chegam a até 57 mg da substância por ml do líquido. Outro fato que surpreende é que esse líquido possui substâncias que não são conhecidas, o que o torna mais perigoso ainda. Os usuários desses dispositivos ainda podem evoluir com uma doença denominada ‘EVALI’, sigla de e-cigarette and vaping associated lung injury. Traduzido como pneumopatia associado ao uso de cigarros eletrônicos e vapes. É a nova condição clínica identificada em usuários desse tipo de dispositivo”, finaliza o Gustavo Pederçole.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES