Carnaval: Misturar diferentes tipos de bebida pode levar à morte?

Existe problema em misturar diferentes tipo de bebidas? Especialista esclarece dúvida

Carnaval do Brasil é a maior festa popular do país. A festa acontece durante os quatro dias que precedem a quarta–feira de cinzas (início da Quaresma) | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A época favorita de diversos brasileiros chegou: o Carnaval. Nesse período marcado por comemorações de ruas e desfiles de escolas de samba, o consumo de álcool aumenta consideravelmente por  todo o país. Afinal, a alegria estimulada pelo álcool está entre as principais marcas da folia. Mas com isso surgem as dúvidas: Existe problema em misturar diferentes tipo de bebidas como caipirinha e cerveja, que são tão diferentes entre si?

Segundo a  nutricionista Thaís Conte, pós-graduada em nutrição funcional e nutrição esportiva, a crença de que misturar diferentes tipos de bebida alcoólica piora os efeitos do álcool é um mito sem respaldo científico. Isso porque, segundo ela, o problema não está em misturar bebidas, mas na quantidade ingerida.

Além disso, a digestão também é prejudicada pelo que é associado às bebidas, como drinks a base de energéticos, licores, leite condensado e outros, e claro, os alimentos ingeridos em conjunto”, afirma ao Metrópoles. Isso ocorre porque, além do excesso pela quantidade, as misturas causam um processo digestivo mais difícil, causando mais sintomas como náuseas, dores de cabeça, enjoos e desidratação.

Misturar bebidas pode levar à morte?

Na verdade, não há realmente um problema em misturar as bebidas destiladas e fermentadas. Assim, a principal questão é a diferença entre o teor alcoólico de bebidas diferentes e, claro, o quanto você ingere de acordo com o tempo. Se beber rápido demais, o estômago fica maior para a absorção e potencializa o efeito das bebidas que virão em seguida

Portanto, como citado anteriormente, não há comprovação de que a mistura em si de bebidas diferentes cause qualquer problema. Dessa forma, é importante lembrar que com essa diferença de teor alcoólico nas bebidas, ela “sobe” muito mais rápido, mas não significa que isso tenha acontecido pela mistura. É apenas o teor alcoólico mais alto fazendo seu efeito.  

Misturar bebidas alcoólicas causa mais ressaca?

Aqui, vale a mesma regra. O que vai definir ou não a ressaca é o teor de álcool consumido. Por exemplo, se você misturar gin e cerveja, mas beber pouco, não terá grandes dificuldades de disposição no dia seguinte. Já se beber demais, a ressaca pode, sim, acontecer. Contudo, tudo isso está relacionado ao teor alcoólico e não as bebidas por si próprias. 

É importante lembrar que antes de beber é sempre indicado se alimentar bem e, de preferência, com comidas que não instiguem qualquer desconforto. A mesma regra vale para o pós! Em conclusão, pode, sim, beber mais de um drink, mas sempre com moderação e devagar. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES