Caso Larissa Manoela: Conheça o perfil de uma mãe narcisista e os sinais

Você já ouviu falar desse termo? Ele tem sido cada vez mais discutido dentro e fora da internet, principalmente em grupos das redes sociais

O perfil se caracteriza por ter opinião elevada sobre si, exigir admiração constante e crer que outras pessoas são inferiores | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Silvana Taques concedeu uma entrevista para a jornalista Chris Flores, do Fofocalizando nesta segunda-feira (21). Na conversa, ela comentou sobre a sua relação com a filha, Larissa Manoela e rebateu as acusações de que ela seria uma pessoa narcisista. A comunicadora perguntou se ela se considerava uma pessoa nascista e Silvana respondeu: “Não me considero [narcisista]. Se eu fiz algo além do que deveria, foi por zelo, por amor, por cuidado. Então, se eu pequei, foi por excesso”.

Ela falou sobre o patrimônio que a filha conquistou ao longo de seus 18 anos de carreira. A empresária também afirmou que as restrições que ela impunha eram para evitar que Larissa exagerasse nas compras. “[…] Roupas, maquiagem, depois com o tempo ela foi ficando maior, letras de músicas, figurinos de shows, figurinos para ela se apresentar em locais públicos, essas coisas assim que eu sempre falei para ela, que às vezes, menos é mais”, explicou.

Afinal o que é um perfil de uma mãe narcisista?

Antes de começar a falar sobre o perfil, vale a pena entender a origem do termo narcisismo. A palavra remete ao famoso personagem Narciso, da mitologia grega. Ele era um rapaz jovem e bonito que, encantado com o próprio reflexo observado nas águas de um rio, acabou se afogando. Hoje, o narcisismo é usado para descrever a personalidade de quem é extremamente apaixonado pela própria imagem. Também é um termo associado a um transtorno que compromete diferentes tipos de relações. No campo familiar, tanto os pais quanto os filhos podem apresentar esse quadro.

A mãe narcisista é, portanto, a mulher que apresenta narcisismo materno patológico. O perfil se caracteriza por ter opinião elevada sobre si, exigir admiração constante e crer que outras pessoas são inferiores. Por isso, gera comportamentos abusivos que prejudicam a saúde mental dos jovens que convivem com ela.

Quais são os comportamentos comuns?

A conduta das pessoas que sofrem desse transtorno pode variar, mas alguns sinais são bem recorrentes. Uma característica bastante percebida, por exemplo, é a falta de empatia. Isso significa a incapacidade de se colocar no lugar do outro ou de validar os sentimentos de terceiros. Inclusive, estudos baseados em exames de imagem mostraram que os indivíduos com Transtorno de Personalidade Narcisista têm volume de matéria cinzenta reduzida na área do cérebro que está associada à empatia e à compaixão. Trata-se da região conhecida como ínsula anterior.

Veja outros comportamentos comuns de uma mãe narcisista:

  • em qualquer evento ou situação, indica a necessidade constante de ser o centro das atenções;
  • sentimento exagerado de autoimportância, o que faz com que exija tratamento especial;
  • exploração de terceiros, especialmente dos filhos, para obter ganhos pessoais;
  • sinais de arrogância no modo de falar e fazer as coisas;
  • preferência explícita por determinado filho;
  • costume de fazer comparações entre pessoas, enaltecendo algumas para ferir outras;
  • manipulação e chantagem para conseguir o que quer, sem pensar nos desejos dos demais;
  • fixação por fantasias de poder e jogos que a coloquem em um espaço de superioridade.

As variações súbitas de humor fazem com que muita gente confunda o perfil narcisista com o indivíduo que sofre de Transtorno Bipolar. De qualquer forma, a mudança repentina no modo como uma mãe age pode provocar danos à saúde física e mental de crianças e adolescentes.

Qual diagnóstico?

É importante destacar que pessoas com Transtorno de Personalidade Narcisista nem sempre têm consciência desse estado. Muitas delas nasceram e cresceram em lares abusivos, portanto, acreditam que vários dos comportamentos negativos são normais ou aceitáveis. Quando formam suas próprias famílias, as mulheres narcisistas continuam reproduzindo as práticas experimentadas na infância ou adolescência. Dessa forma, acabam ferindo seus próprios filhos e agindo como se tudo estivesse perfeitamente equilibrado na relação.

Como cada indivíduo apresenta variações nos sinais, nem sempre é fácil identificar uma mãe narcisista. A investigação sobre um possível quadro costuma ser feita por profissionais que estudam e trabalham na área da saúde mental. Geralmente, os familiares confirmam a suspeita com psicólogos. O especialista vai avaliar a presença de determinados padrões de comportamento para classificá-los e oferecer o diagnóstico. Se for confirmada a existência do transtorno, a paciente será informada sobre as práticas e os medicamentos que podem atuar no controle da patologia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES