Casos de doença de Chagas voltam a crescer; saiba como evitar a transmissão

Nova forma de transmissão por contaminação de alimentos preocupa autoridades de saúde

Doença pode causar desde febre prolongada até complicações cardíacas severas; subida está associada ao açai e outros alimentos | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta semana, a Vigilância Epidemiológica da Bahia emitiu um alerta sobre o surto de transmissão oral da doença de Chagas, após a confirmação de cinco casos e uma morte em decorrência da enfermidade no primeiro semestre de 2023. O problema é uma parasitose causada pelo protozoário Trypanosoma Cruzi. Os modos de transmissão podem variar, mas o jeito mais conhecido é através da picada do inseto popularmente chamado de barbeiro.

Ao picar, o barbeiro defeca e, quando a pessoa coça a região, ela faz com que os parasitas que estão presentes nas fezes entrem na corrente sanguínea. No entanto, um outro tipo de transmissão tem preocupado as autoridades de saúde: a ingestão oral de alimentos contaminados com barbeiros infectados ou suas fezes. De acordo com a Fiocruz, essa forma de transmissão pode ser particularmente grave, pela quantidade de parasitas que entram no organismo.

Alimentos contaminados

Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, atualmente a maioria dos casos (cerca de 70% deles) é de transmissão por alimentos contaminados. Dentre os alimentos que mais provocam a contaminação, estão o açaí e o caldo de cana, quando preparados de maneira caseira ou artesanal. O açaí, industrializado, passa por um aquecimento a 80°C, resfriamento e lavagem, o que inativa o protozoário e torna o produto seguro para o consumo. 

O perigo se encontra na ingestão daquele preparado por pequenos produtores, que colhem a fruta e vendem o alimento in natura em pequenos estabelecimentos comerciais.  No caso do caldo de cana, o inseto ou suas fezes podem ser moídos junto com a cana-de-açúcar, no processo que dá origem à bebida, contaminando o líquido e aquele que o ingere.

O barbeiro se instala entre o caule e as folhas da cana-de-açúcar e, quando acontece a moagem para a produção da garapa, ele pode ser moído junto, causando a contaminação do alimento e, consequentemente, da pessoa que o consome”, afirma Veridiana Silva de Andrade, cardiologista professora na Unifesp e diretora da Sobrac (Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas) ao UOL. 

Como evitar a transmissão?

A higienização dos alimentos é a principal maneira de evitar a transmissão oral da doença. Além de não consumir aqueles produtos sem procedência e em locais onde a limpeza ou maneira de preparo sejam duvidosos. Com isso em mente, é importante verificar se o estabelecimento tem aprovação da Vigilância Sanitária para manipular e vender alimentos, o que deve ficar exposto em um certificado de fácil visualização para o consumidor no local.

Não são todos os estados que enfrentam o surto da doença por contaminação alimentar, mas é sempre importante ficar atento aos locais onde vai se alimentar, à limpeza e higienização do produto que será consumido sem o processo de industrialização”, diz Valeria Paes, infectologista do Hospital Sírio-Libanês, em Brasília.

Sintomas

A doença de Chagas tem duas fases: a aguda, também conhecida como silenciosa, e a crônica. O diagnóstico é feito por exame de sangue. Na fase aguda, não há sintomas e a pessoa pode passar anos sem saber que possui a doença. Já na fase crônica, há complicações cardíacas com arritmias e aumento do volume do coração. Outros sintomas são:

  • Febre prolongada (mais de 7 dias);
  • Desmaios
  • Fraqueza
  • Dor no peito
  • Falta de ar
  • Tosse
  • Inchaço nas pernas ou no rosto
  • Dores abdominais
  • Dores de cabeça;
  • Crescimento do baço e do fígado;
  • Manchas vermelhas na pele;
  • Inflamação das meninges



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES