Cauã Reymond mergulha em banheira de gelo: o hábito faz bem à saúde?

Os relatos mostram que a prática pode trazer benefícios para o corpo e para a mente, mas médicos divergem

Cauã Reymond é adepto do mergulho em banheira com gelo | Reprodução/Instagram
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Já ouviu falar em crioterapia? Este é um tratamento contra inflamações e dores no corpo provenientes treinos pesados, que consiste em mergulhar o corpo em uma banheira de gelo. Famosos como o ator Cauã Reymond, a cantora Lady Gaga e o piloto de fórmula 1 Charles Leclerc são adeptos da prática. 

Este tratamento voltou a ser assunto desde o último domingo, quando Cauã Reymond, de 42 anos, mergulhou em uma banheira de gelo e publicou em suas redes sociais. Não é de hoje que ele é adepto da crioterapia. O ator costuma ficar em torno de 5 minutos. Mas passar por toda essa aflição gelada, vale mesmo a pena e faz bem para à saúde?

A prática tem o mesmo objetivo de quando se aplica gelo no local após uma contusão, por exemplo. Ao mergulhar as partes do corpo mais doloridas em uma banheira ou tanque cheio de água e gelo, a temperatura deve ser de, mais ou menos, 4 °C, e o tempo de tratamento de, aproximadamente, quatro minutos. Por atuar diretamente no metabolismo celular, os principais benefícios englobam a redução do inchaço e o alívio da dor.

Segundo matéria do O Globo, há alguns relatos de benefícios também para a saúde mental. Aqueles que juram que existem estes benefícios dizem que ela os deixa revigorados, lúcidos e mais capazes de lidar com o estresse. Alguns afirmam que a técnica ajudou a lidar com o luto, a ansiedade, a depressão e outros desafios. Evidências preliminares sugerem que eles podem estar certos em alguma coisa, mas a ciência por trás de como ou por que a água fria afeta a saúde mental ainda não está clara.

Até agora, nenhum estudo comprova que a imersão em água fria melhora a saúde mental, mas algumas pesquisas sugerem que a natação em água fria pode ter impacto positivo no humor e no bem-estar das pessoas. Várias equipes de pesquisadores, especialmente na Europa, exploraram os efeitos psicológicos da natação em águas frias e obtiveram resultados encorajadores.

Outro estudo, esse britânico de 2018, revelou que uma mulher de 24 anos que sofria de depressão e ansiedade, praticou natação em água fria e, depois de quatro meses, não precisou mais de medicação. Já um estudo feito no Reino Unido, em 2020, descobriu que 61 pessoas que fizeram um curso de 10 semanas para aprender a nadar na água fria do mar experimentaram mais melhorias no humor e no bem-estar do que 22 de seus amigos e familiares que os assistiram da costa.

Prejuízos da imersão em água fria

Ainda não há consenso sobre os benefícios de mergulhar na água fria para a saúde, já quanto aos perigos, os pesquisadores convergem com mais facilidade. Um dos maiores perigos desta prática é a hipotermia, que geralmente se instala após cerca de 30 minutos em adultos. Mas a água fria apresenta riscos significativos muito antes disso. O choque inicial de ser mergulhado em água gelada pode causar arritmias e ataques cardíacos. O risco de arritmias aumenta quando as pessoas colocam seus rostos debaixo d'água para esse “choque frio” inicial.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES