Cenoura previne envelhecimento precoce e mantém bronzeado; veja benefícios

Nutricionista Julia Marques conta qual a quantidade ideal a ser consumida por dia e qual o tipo mais consumido no Brasil

Cenoura previne envelhecimento precoce e mantém bronzeado; veja benefícios | Pixabay
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A cenoura é um alimento notavelmente versátil, podendo ser consumida crua, cozida, assada, em saladas, sopas e até mesmo em receitas de bolos. Além de ser um dos ingredientes mais populares na culinária brasileira, a cenoura oferece uma ampla gama de benefícios para a saúde. Esses benefícios incluem a promoção da saúde intestinal, a prevenção de doenças oculares e até mesmo a contribuição para um bronzeado saudável, conforme explicado pela nutricionista Julia Marques.

"A cenoura é um alimento rico em antioxidantes como o betacaroteno, que será transformado em Vitamina A no intestino e reduz a formação de radicais livres, reduzindo assim o envelhecimento celular. Esse alimento também é rico em outras vitaminas como K e B, além de ser rico em fibras e uma excelente fonte de carboidratos."

Mas o que muitos não sabem é que a cenoura, famosa por sua cor laranja, não é a única variedade disponível. Existem outras quatro cores de cenoura, cada uma com benefícios específicos para a saúde. A cenoura pode ser encontrada em tons roxo, amarelo, laranja, branco e vermelho, e cada pigmento oferece nutrientes específicos com ação antioxidante, de maneira semelhante ao que ocorre com a cebola, por exemplo. É importante destacar que a variedade mais comum no Brasil é a cenoura laranja, amplamente disponível em supermercados e hortifrútis.

Como mencionado anteriormente, a cenoura é um alimento facilmente disponível e versátil, podendo ser incorporada em uma variedade de receitas, desde o café da manhã até o jantar. No entanto, é importante considerar a quantidade ideal a ser consumida diariamente. Segundo a nutricionista Julia, ao adotar uma alimentação equilibrada que inclua legumes e verduras, é possível atender às necessidades diárias de betacaroteno, o nutriente principal presente na cenoura. 

Mesmo para indivíduos com condições de saúde como diabete, que resulta em elevação dos níveis de açúcar no sangue, é possível incluir a cenoura em sua dieta, desde que com moderação. Contrariamente ao que muitas pessoas possam acreditar, a cenoura não é contraindicada para pacientes diabéticos. Embora seja uma fonte de carboidratos, a cenoura também oferece uma variedade de nutrientes essenciais, tornando-a uma excelente fonte de energia, mesmo para aqueles que têm restrições em relação ao consumo de carboidratos. Essa é a conclusão da nutricionista. 

(Com informações do Receitas/Globo)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES