Check-up: médico enumera exames importantes para prevenir doenças

Especialista fala sobre a importância de realizar exames preventivos para a detecção precoce de possíveis doenças

O início do ano é o período que muita gente escolhe para fazer exames preventivos | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Para muitos, o início de um novo ano é, frequentemente, marcado por resoluções e metas em diferentes aspectos da vida. Entre as diversas prioridades dessa lista, a saúde é um dos tópicos que deve ocupar um lugar de destaque. Assim, focar em uma avaliação médica periódica mostra-se uma prática benéfica para manter o bem-estar ao longo do ano.

A prática do “check-up” se refere à realização dos exames de rotina, também denominados exames complementares, que auxiliam na avaliação clínica do paciente. Normalmente, eles visam detectar precocemente algumas doenças ou alterações que, se não tratadas ou gerenciadas em sua fase inicial, podem evoluir para condições mais graves.

"O início do ano pode ser usado como um marco temporal para que as pessoas se lembrem de procurar atendimento e avaliação profissional. Isso ajuda na construção de um hábito, mas, claro, pode ser realizado ao longo dos meses. O que importa é fazer periodicamente, conforme indicação médica”, afirma o  Dr. Raul Queiroz Mota de Sousa, Médico de Família e Comunidade da UBS Jardim Valquíria, gerenciado pelo CEJAM - Centro de Estudos e Pesquisas "Dr. João Amorim", em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo.

Rastreamento individualizado

O rastreamento é totalmente individualizado, uma vez que cada pessoa apresenta suas peculiaridades. "É por meio da avaliação integral, realizada pelo médico ou médica de família, que se torna possível identificar quais exames serão necessários. Diversos fatores são levados em consideração, tais como idade, gênero, estado nutricional, contexto social, hábitos de vida, exposição a situações de risco, história pessoal e familiar, entre outros”, explica.

Para pessoas a partir de 18 anos, independentemente de seu gênero, um dos exames essenciais tem sido o rastreio anual para hipertensão arterial, através da aferição da pressão, por exemplo. Nos casos dos adultos por volta dos 35 anos, as doenças relacionadas a eventos cardiovasculares, como infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral (AVC) e diabetes passam a ser mais comuns. 

Logo, recomenda-se a realização de exames como dosagem do colesterol total e frações, triglicerídeos e glicemia. Aos que apresentam vida sexual ativa, há também a necessidade de rastreio anual para doenças sexualmente transmissíveis, como sífilis, detecção do vírus HIV e das Hepatites B e C. 

Mulheres 

Já especificamente para mulheres entre 25 e 64 anos, são recomendados exames ginecológicos para o rastreio de câncer de colo de útero, que deve ser feito através da colpocitologia oncológica, popularmente conhecido como Papanicolau. "O Papanicolau é realizado anualmente e, se houver dois resultados normais consecutivos, pode ser feito a cada três anos. Nós recomendamos que, antes disso, crianças e adolescentes de 09 a 14 anos sejam vacinados, conforme calendário vacinal do SUS, reduzindo possíveis complicações no futuro”, explica o Dr. Raul. Quanto às que estão entre as faixas dos 50 até os 69 anos, o médico indica o rastreio de câncer de mama, que, normalmente, é realizado através da mamografia, a cada dois anos.

Rastreamento do câncer de próstata

No que diz respeito aos homens, surge a questão do rastreamento de câncer de próstata, recomendado a partir dos 40 anos, até os 75 anos, se houver fatores de risco. "De início, eles podem ser avaliados por meio da dosagem no sangue do Antígeno Específico da Próstata (PSA). Caso haja alterações, o exame do toque retal pode complementar para o diagnóstico preciso", reitera o especialista.

Quanto aos idosos, Dr. Raul ressalta que uma das condições mais comuns é a osteoporose. Por isso, recomenda-se a realização de densitometria óssea para mulheres a partir dos 65 anos e para homens a partir dos 70 anos. "Essa avaliação também pode ser solicitada anteriormente, se forem identificados fatores de risco para o desenvolvimento precoce dessa condição. Lembrando que a periodicidade de quaisquer exames é definida de acordo com os resultados obtidos.”

É importante destacar que os exames de rastreio se destinam aos indivíduos sem queixas, ou seja, são direcionados para aquelas pessoas que não apresentam sintomas. Contudo, na presença de qualquer alteração clínica, é altamente recomendável realizar uma avaliação e acompanhamento profissional.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES