Chip contraceptivo de mulher vai parar no coração após implante; entenda

Mulher australiana colocou um implante contraceptivo hormonal no braço e ele acabou indo parar no coração

O método altera o muco cervical, tornando o ambiente próximo ao útero insalubre para os espermatozóides | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A australiana Cloe Westerway, de 22 anos, passou por maus bocados após um implante contraceptivo hormonal no braço. A haste flexível do produto acabou migrando para seu coração, o que quase causou complicações mais graves à sua saúde. Para evitar uma condição mais grave, a mulher passou por uma cirurgia nesta quinta-feira (28), de acordo com o portal Australia News.

O caso inédito até então foi descoberto após realizarem exames de imagem, onde os médicos descobriram que o contraceptivo havia migrado do braço para as artérias pulmonares do coração e estava obstruindo parcialmente a parte esquerda do órgão.

Segundo os médicos, o dispositivo não foi inserido corretamente e foi implantado ou diretamente na veia ou tão próximo dela que escapou para dentro dela. Da veia, o dispositivo teria migrado até o coração. Em entrevista ao portal Australia News, Cloe contou que começou a sentir azia, dores de cabeça, sangramento intenso, vômitos e palpitações logo depois de ter colocado o implante.

“Tinha usado o mesmo implante aos 15 anos e deu muito certo”, disse a auxiliar administrativa. “Estava tranquila de usá-lo. Parecia muito seguro e a clínica faz isso várias vezes ao dia, mas logo apareceram sintomas”, lembra. Depois de ouvir as queixas da jovem, os médicos decidiram que seria melhor retirar o dispositivo. Quando foram removê-lo, não o encontraram.

O que é o implante contraceptivo?

Cloe colocou o implante contraceptivo hormonal há dois anos. Ele é uma pequena haste flexível inserida logo abaixo da pele na parte interna do braço. Com 4 centímetros de comprimento e 2 milímetros de diâmetro, o dispositivo contém uma alta carga de etonogestrel, hormônio feminino sintético.

O hormônio é liberado continuamente, inibindo a ovulação. Além disso, o método altera o muco cervical, tornando o ambiente próximo ao útero insalubre para os espermatozóides. Esse tipo de contraceptivo é considerado uma forma eficaz e indolor de prevenção e tem eficácia de 3 anos.

Para quem é indicado?

O implante anticoncepcional é indicado, como regra, para mulheres de qualquer idade que desejam um método simples e seguro de evitar a gravidez. Ele também é a melhor alternativa para pacientes que têm restrição ao estrogênio (hormônio presente em algumas pílulas anticoncepcionais) ou ao DIU. Também é um ótimo método para mulheres com endometriose ou que desejam reduzir o fluxo menstrual ou a cólica.

Para alguns grupos de mulheres, no entanto, o uso do método é contraindicado. São eles:

  • presença ou histórico de doenças hepáticas graves, como tumor — benigno ou maligno;
  • presença ou suspeita de sensibilidade a esteroide sexual;
  • sangramento vaginal não diagnosticado; e
  • hipersensibilidade ao etonogestrel ou a qualquer componente da fórmula.

Em todos os casos, independentemente de você estar ou não neste grupo, é fundamental contar com a orientação do seu ginecologista na hora de escolher o melhor método de contracepção.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES