Chocolate dá espinhas? Mitos e verdades sobre a acne que você não sabia

Se você vive ou já viveu a fase da adolescência, provavelmente, alguém já te disse que chocolate dá espinha, não é mesmo?

Acne | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Se você vive ou já viveu a fase da adolescência, provavelmente, alguém já te disse que chocolate dá espinha, não é mesmo? Essa e outras dúvidas sobre a acne são comuns, pois ela acomete inúmeras pessoas mundo à fora. 

No entanto, inicialmente, é necessário saber que essa condição, na verdade, é uma doença provocada por inflamações e infecções nas glândulas da pele. E pode aparecer em qualquer pessoa, independente de sexo e idade. Geralmente, isso acontece por causa da oleosidade da pele e da presença de células mortas, que impedem o organismo de eliminar impurezas e provocam espinhas, cravos, cistos, caroços e cicatrizes.

Apesar de comum, a acne tem prevenção e tratamento. Por isso, a dermatologista Dra. Ana Paula Coutinho separou quatro mitos e verdades sobre a doença. Confira e descubra como reduzir e até mesmo evitar os danos da condição:

Confira mitos e verdades sobre a acne 

1 – Chocolate dá espinha

Mito. “O chocolate e as frituras, em si, não causam a acne. As grandes causadoras destes problemas são as bactérias. No entanto, uma dieta desequilibrada e muito gordurosa pode aumentar a oleosidade da pele e propiciar uma condição perfeita para o surgimento de cravos e espinhas. Não precisa parar de comer chocolate e batata frita, mas é necessário ter consciência e não exagerar no consumo de alimentos gordurosos”, explica a médica.

2 – Lavar o rosto com frequência evita a acne

Mito. “Após consecutivas e excessivas lavagens, a pele pode ficar ressecada. E, portanto, nosso organismo entende que é necessário estimular as glândulas sebáceas a produzirem ainda mais sebo no intuito de amenizar esse ressecamento. Isso faz com que a pele fique mais oleosa e com tendência à acne”, conta a especialista.

3 – Hidratantes podem ajudar a combater o problema

Verdade. Segundo a dermatologista, alguns cremes podem auxiliar no combate à acne pois melhoram a hidratação da pele e evitam o aparecimento de inflamações e infecções. O recomendado é procurar orientação de um médico especializado, para que ele indique o melhor produto para o seu tipo de pele.

4 – O sol ajuda a secar espinhas

Mito. "Pegar sol não 'seca' a acne. Pelo contrário, o sol estimula ainda mais a produção das glândulas sebáceas, piora a inflamação e aumenta a intensidade e frequência das manchas", finaliza a Dra. Coutinho.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES