Chocolate faz bem para o coração, previne envelhecimento e melhora o humor

Em Teresina, lojas tem seleção especial de produtos especiais para a época mais doce do ano

Chocolates | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Páscoa é considerada a época mais doce do ano, e para celebrar com a família, amigos e aquelas pessoas que amamos, é comum presentear com chocolates. O ovo de Páscoa é o símbolo mais lembrado, e mais do que delicioso, o chocolate também traz uma série de benefícios à saúde, quando consumido com moderação.

A nutricionista Paula Bacalhau, destaca que é possível aproveitar esta época sem culpa e ainda tirar proveito dos nutrientes. “Quanto maior a concentração de cacau no chocolate, mais benefícios para a saúde. Os compostos fenólicos presentes no cacau são potentes antioxidantes. Eles agem reduzindo a ação dos radicais livres e o LDL-colesterol (colesterol ruim), o que contribui para a saúde cardiovascular”, explica.

Segundo a especialista, o melhor tipo de chocolate é o amargo, com concentração de cacau a 70% ou mais, porém, outros tipos também são recomendados, mas em quantidade menor. “Para consumi-los sem culpa, basta fracionar os chocolates em pequenas porções e ir consumindo aos poucos. Os com 70% de cacau ou mais até 35g por dia e os com porcentagem menor do que essa, 25g por dia. Assim é possível aproveitar essa época doce sem trazer prejuízos à saúde”, orienta a nutricionista.

O chocolate amargo também é rico em fibras solúveis, que beneficiam o intestino e em antioxidantes que melhoram o sistema imunológico e combatem o envelhecimento.

O alimento ainda tem outros trunfos. Ele também auxilia na produção de serotonina, hormônio responsável pela sensação de bem-estar, que também é associado à regulação do sono, apetite e humor. Outras substâncias presentes nos chocolates, como gorduras e açúcares, ainda auxiliam na produção desses neurotransmissores. “Essa sensação é passageira, levando ao desejo de consumir um pouco mais e isso favorece o consumo exagerado. O segredo é a moderação”, destaca Paula.

Na Páscoa, principalmente, que é a época dos chocolates, a nutricionista tem uma dica para quem exagerar no consumo. A orientação é não fazer dietas malucas para tentar “compensar”. “Manter hábitos de vida saudáveis, alimentando-se bem, caprichando nos vegetais e praticar exercícios, é suficiente”, completa.

Chocolate para todos os gostos - Em Teresina, algumas lojas contam com deliciosos chocolates para encantar todos os públicos. O sabor único da linha Língua de Gato é um dos mais procurados. Para os mais tradicionais tem a linha Nhá Benta com ovos Special 210g e 400g e o Nhá Benta Língua de Gato Special 296g.

O Ovo Black & White Macadâmia Caramelizada é a mistura perfeita do chocolate ao leite; já para quem prefere sabores mais acentuados, o Ovo Amargo com Laranja Cristalizada e Amêndoas é a pedida ideal. Também há a opção de escolher o Ovo Crocante de chocolate ao leite com castanha-de-caju.

Outra opção é o Ovo de Páscoa Special Nuts, que leva chocolate ao leite com avelã, branco com amendoim, leite com macadâmia e amargo com amêndoa. O Chumbinho é um ovo de chocolate ao leite com confeitos de açúcar cobertos também com chocolate ao leite.

Para se aproximar do público infantil, uma marca nacional lançou o personagem Lingato e quatro novas opções de presentes para os pequenos. Os ovos vêm acompanhados de copo e canudo personalizado, mochila, almofada de pescoço com capuz ou ainda o Ovo de chocolate ao leite de pintar, com um pincel e bombons.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES