Cientistas revelam os 10 alimentos mais saudáveis do mundo

Para o estudo, os cientistas analisaram a densidade de nutrientes de 41 alimentos

Estudo identifica os alimentos mais completos em nutrientes | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma equipe de pesquisadores da Universidade William Paterson, em Nova Jersey (EUA), realizou estudos sobre alimentos saudáveis e listou 10 itens que, segundo as análises, suprem as necessidades dos seres humanos por nutrientes. Um dos pontos curiosos desta lista é que entre estes dez primeiros alimentos não são listadas frutas, apenas vegetais verdes.

Foi analisada pelos cientistas, a densidade de nutrientes de 41 alimentos, comparando a concentração de 17 nutrientes essenciais nos alimentos estudados, dentre eles a vitamina A e B12, com a quantidade de calorias. No final do estado, somente um dos alimentos forneceu 100% dos nutrientes necessários em 100 calorias, por dia.

O primeiro da lista é o agrião-d’água, um alimento rico em antioxidantes, em vitamina A e C, em ferro, potássio, cálcio e magnésio. O estudo mostrou ainda que ele também possui  propriedades expectorantes e alivia doenças respiratórias. Além disso, ele pode agir como desintoxicante e purificador do sangue.

Couve-chinesa e acelga

A couve-chinesa e a acelga também figuram na lista. A primeira é capaz de suprir a necessidade diária de vitamina C de um indivíduo, com o consumo de apenas 100 gramas. Ela é rica ainda em proteína vegetal e aminoácidos de alta qualidade. A acelga também é rica em vitamina C, vitaminas do complexo B, magnésio, ferro e cálcio. Além disso, ela possui betacaroteno, que  é precursor da vitamina A.

Outros dois alimentos bastante ricos em nutrientes são as folhas de beterraba e o espinafre. No caso das primeiras, elas são ricas em betacaroteno e cálcio, até mais do que a própria beterraba. Além disso, são ricas em outros minerais e vitaminas. Já o espinafre é rico em vitaminas do complexo B, betacaroteno, vitamina C e uma variedade de minerais.

Outros alimentos

Aparecem ainda na lista dos 10 melhores alimentos, a chicória, as folhas de alface, a salsinha, a alface romana e o repolho de folhas. Estão fora do ranking dos primeiros, mas também aprecem e merecem ser mencionados como alimentos saudáveis frutas como o limão, que ocupa o 28º lugar, o morango (30º lugar), laranja (33º lugar) e a amora (38º lugar). Todos estes alimentos são ideais para serem usados em saladas, alguns pratos e sucos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES