Cílios postiços podem fazer mal aos olhos? Oftalmologista explica riscos

O mercado da beleza tem crescido e oferecido às mulheres uma série de alternativas para realçar a beleza e os cílios postiços é uma delas

Cílios postiços podem trazer problemas à saúde feminina | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O mercado da beleza tem crescido e oferecido às mulheres uma série de alternativas para realçar a beleza, uma delas é o uso de cílios postiços, uma alternativa para destacar o olhar e que atualmente tem muitas adeptas. No entanto, é preciso ter cuidado, pois eles podem ser uma ameaça à saúde feminina. 

O oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, presidente do Instituto Penido Burnier de Campinas, afirma que é comum a presença de mulheres nos consultórios com problemas nos olhos por causa do uso dos cílios postiços. O profissional afirma ainda que o uso não precisa ser interrompido, o problema está na seleção e uso incorreto do assessório.

Os prontuários de 180 mulheres que foram atendidas durante o ano de 2023 pelo hospital mostram  problemas nos olhos causados pelo uso incorreto de cílios. Foi diagnosticada alergia em 25% das das pacientes, devido à falta de teste de sensibilidade à fórmula da cola que pode conter ingredientes que causam irritação nos olhos. “Algumas pessoas podem ser alérgicas a esses componentes, o que pode resultar em vermelhidão, coceira, inchaço ou lacrimejamento” explica o oftalmologista.

Inflamação da córnea

Um total de 20% das mulheres apresentaram ceratite, que é uma inflamação na córnea, que aconteceu devido ao fato de a cola ter entrado diretamente nos olhos. O médico explica que a córnea é muito inervada e quando em contato com substâncias tóxicas a pessoa sente bastante dor e a visão pode ficar embaçada. Quando o caso é mais grave, há a queda da acuidade visual. Queiroz Neto recomenda, portante, que a pessoa lave os olhos imediatamente, com bastante água para eliminar todo resíduo de cola e evitar danos maiores.

Conjuntivite tóxica

Esse problema foi percebido em 30% das mulheres que chegaram ao hospital com reclamações após o uso de cílios postiços. Isso acontece devido ao contato da ola com a conjuntiva. Os sintomas relatados são vermelhidão, coceira, pálpebras inchadas e secreção aquosa nos olhos. Já o problema de olhos secos acometeu 15% das pacientes, que é ocasionado pelo uso frequente dos cílios postiços pesados demais. A cola interfere na produção de lágrimas. 10% das pacientes apresentaram queda nos cílios, devido ao uso de cílios muito volumosos.

Prevenção

Para prevenir danos aos olhos Queiroz Neto recomenda optar por cola hipoalergênica, ler o rótulo antes de comprar e descartar as fórmulas que contêm formaldeído, ingrediente, conhecido por causar alergia. “Antes de usar, também deve ser feito o teste de patch que consiste na aplicação de uma pequena quantidade de cola em uma área discreta da pele, como por exemplo atrás da orelha, no pulso ou dobra do braço”, ressalta. É preciso esperar até 48 horas para saber se a cola ocasionará alergias.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES