Cochilo frequente pode aumentar o risco de desenvolver essa doença

O hábito de tirar uma cochilo inocente pode ser um grande risco a sua saúde

O estudo usou informações do UK Biobank, um grande banco de dados biomédico do Reino Unido, analisando dados de mais de 500.000 participantes | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma nova pesquisa publicada na Hypertension, jornal científico da American Heart Association, mostrou que cochilar com frequência pode aumentar a possibilidade de pressão alta e um risco aumentado de derrame. O estudo foi conduzido por cientistas chineses.

A pesquisa foi responsável por realizar uma análise observacional dos participantes durante um longo período de tempo quanto a randomização mendeliana para investigar se cochilos frequentes estavam associados à pressão alta e acidente vascular cerebral isquêmico.

O estudo usou informações do UK Biobank, um grande banco de dados biomédico do Reino Unido, analisando dados de mais de 500.000 participantes com idades entre 40 e 69 anos que viveram no Reino Unido entre 2006 e 2010. Eles forneceram regularmente amostras de sangue, urina e saliva, bem como informações detalhadas sobre seu estilo de vida.

Para efeito de comparação, os participantes foram divididos em grupos com base na frequência de cochilos auto relatados: “nunca/raramente”, “às vezes” ou “geralmente”. Quando comparadas às pessoas que relataram nunca tirar uma soneca, os ‘cochiladores’ tiveram uma probabilidade 12% maior de desenvolver pressão alta e 24% maior de ter um derrame.

Além disso, observou-se que participantes com menos de 60 anos adeptos ao cochilo tinham um risco 20% maior de desenvolver pressão alta em comparação com pessoas da mesma idade que nunca cochilavam. Enquanto depois dos 60, a soneca habitual foi associada a um risco 10% maior de pressão alta em comparação com aqueles que relataram nunca cochilar. Por isso, os pesquisadores relacionaram a maior frequência de cochilos à propensão genética para o risco de hipertensão arterial.

Está proibido tirar um cochilo?

Não. Segundo os pesquisadores, embora tirar uma soneca não seja prejudicial, muitas pessoas que dormem durante o dia enfrentam sono ruim à noite. E o sono entrecortado durante a noite está associado a problemas de saúde. Contudo, os autores recomendam um exame mais aprofundado das associações entre um padrão de sono saudável, incluindo cochilos durante o dia, e a saúde do coração.

É importante dizer que o estudo tem várias limitações importantes. Os pesquisadores coletaram apenas a frequência do cochilo diurno, não a duração. Dessa forma, não há informações sobre como ou se a duração do cochilo afeta a pressão arterial ou os riscos de derrame.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES