Com a pandemia, saiba os cuidados necessários com a saúde bucal

Estresse gerado pela pandemia também afeta a saúde da boca

Com a pandemia, pacientes têm procurado menos o dentista | div
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A pandemia completou um ano no Brasil e muito tem sido avaliado sobre o que mudou durante esse período. As pessoas ficam mais em casa e muitas acabaram relaxando os cuidados com a saúde bucal. Além disso, o isolamento social também influencia nos hábitos alimentares, aumenta a frequência das refeições e o consumo de alimentos que podem aumentar o índice de cáries.

Por isso, a necessidade de manter os dentes livres de cáries, gengivites e de outras infecções tem levado à procura por informações sobre os melhores hábitos para manter uma higiene bucal adequada. Para a dentista Fabíola Serra, a pandemia tem alterado a vida como um todo, inclusive nos cuidados com a saúde bucal. “Neste contexto atual, muitos indivíduos modificaram seus hábitos domésticos de higiene corporal como tomar banho e escovar os dentes, notadamente as crianças que continuam em casa realizando suas demandas escolares. Outro fator observado foi a prática de alimentação com mais açúcar (bolos, biscoitos, sorvete, refrigerante) e sem horários definidos”, destaca a especialista.

Dentista Fabíola Serra dá dicas de como prevenir as cáries 

A dentista alerta também que o estresse gerado pela pandemia também afeta a saúde da boca. “Outro ponto muito relevante é o número crescente de diagnósticos em DTM (distúrbios da articulação temporomandibular) e cefaleias ocasionados pelo estresse e ansiedade gerados com o confinamento e medo da pandemia. Esses distúrbios são resultados de problemas no maxilar que podem se desenvolver por várias razões como traumas na articulação da mandíbula, ranger os dentes, estresse e tensão muscular”.

Assim como uma vida mais saudável pode ajudar na imunidade, uma boa saúde bucal também é fundamental. “O indivíduo que goza de boa saúde bucal pode alimentar-se mastigando plenamente os alimentos, aproveitando muito mais todas as propriedades físico-químicas destes. Além disso, ter dentes e tecidos bucais saudáveis garante equilíbrio ao organismo como um todo”, afirma Fabíola. A dentista reforça ainda que é possível ter hábitos que podem evitar o surgimento de problemas na boca. Confira orientações sobre saúde bucal:

- O que causa cárie é o ácido produzido pelas bactérias da boca. Ao ingerir qualquer tipo de carboidrato, seja doce ou macarrão, pães ou frutas, esse processo tem início. Por isso, a escovação é imprescindível.

- Consumo exagerado de bebidas ácidas como refrigerantes, sucos de frutas cítricas e bebidas esportivas pode estragar os dentes.

- Nem toda cárie provoca dor, por isso, o check-up odontológico é fundamental.

- Prevenção é a forma mais eficaz de evitar problemas na boca. A escovação dos dentes de forma correta duas ou três vezes ao dia e o uso do fio dental são essenciais.

Como escolher a escova de dente nas prateleiras

Para os cuidados necessários, ter uma boa escova de dente é primordial. Mas entre tantas opções de cores, tamanhos e texturas, escolher a melhor pode ser uma tarefa difícil. De acordo com a dentista Fabíola Serra, algumas informações podem ajudar nessa escolha.

“O que realmente vale a pena investir é em uma escova de cerdas macias, de preferência com superfície reta e pontas arredondadas. O tamanho da escova também deve ser compatível com o tamanho do corpo do usuário. Por isso existe escova para crianças, bebês mais jovens e adultos. O cabo da escova também merece atenção, este deve ser seguro, anatômico e de preferência não deslizante para evitar escapar durante a mastigação”, orienta Fabíola.

Para as crianças, a especialista também dá algumas dicas que incentivam o cuidado com os dentes. “Quanto à cor da escova, esta é muito mais uma experiência sensorial do indivíduo, portanto, pode optar pela cor preferida, inclusive este é um ótimo recurso motivacional às crianças e adolescentes”, frisa a dentista.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES