Coma a banana dessa forma e reduza o risco de câncer em 60%, segundo estudo

Estudo aponta nutriente presente em banana que tem o poder de reduzir o risco de câncer em 60%

O nutriente apresentou maior eficácia para os cânceres do trato gastrointestinal, que incluem câncer do esôfago, estômago, trato biliar, pâncreas e duodeno | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um novo estudo da Universidade de Newcastle, no Reino Unido, mostrou que a forma que você consome uma banana pode prevenir diferentes tipos de câncer. A análise, aponta que o amido resistente, presente em bananas verdes e cereais, poderia ser uma arma valiosa na batalha contra essa neoplasia maligna. 

Com mais de duas décadas de duração, a pesquisa começou após observações feitas em quase mil pacientes com síndrome de Lynch. Para quem não está familiarizado, a síndrome é uma alteração genética que aumenta fortemente as chances de desenvolver câncer no intestino grosso.

Os responsáveis pelo o estudo forneceram a uma parte desses indivíduos um suplemento diário de amido resistente em pó durante um período de dois anos. Durante esse período, eles perceberam que os participantes que consumiram o suplemento tiveram uma redução de mais de 60% no risco de desenvolver uma variedade de tipos de câncer.

O suplemento de amido resistente apresentou maior eficácia para os cânceres do trato gastrointestinal, que incluem câncer do esôfago, estômago, trato biliar, pâncreas e duodeno. Isso ocorre porque o amido resistente pode alterar o metabolismo bacteriano dos ácidos no intestino.

Esse poder se torna significativo porque esses ácidos, quando não gerenciados de maneira adequada, podem danificar o intestino e aumentar o risco de tumores. A descoberta também aponta que os efeitos positivos do suplemento de amido resistente podem durar até dez anos após as pessoas pararem de tomá-lo. Isto é, mesmo depois de parar o consumo, o amido resistente continuou a proporcionar proteção contra o câncer.

Cuidado

A notícia é especialmente relevante para indivíduos com maior risco de desenvolver câncer devido a fatores genéticos, como os portadores da síndrome de Lynch. No entanto, mesmo com essas descobertas animadoras, os pesquisadores pedem cuidado. Eles enfatizam que mais testes clínicos são necessários para confirmar suas conclusões. Como conselho, eles sugerem sempre buscar aconselhamento de um profissional de saúde de confiança para uma avaliação individualizada antes de tomar qualquer decisão.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES