Comer a banana dessa forma pode te ajudar a não desenvolver câncer; entenda

O momento em que você come a banana pode ser extremamente benéfico à sua saúde

O estudo acompanhou cerca de mil pessoas com síndrome de Lynch, condição genética que aumenta o risco de câncer | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um novo estudo liderado pelas universidades de NewCastle e Leeds, publicado na American Association For Cancer Research, mostrou que comer uma banana no momento certo pode fazer uma grande diferença. A análise pontua os efeitos benéficos da banana verde na saúde, especialmente no combate e prevenção do câncer. 

Apesar da fruta parecer mais atraente quando é macia e doce, ou seja madura, o melhor momento é comer banana antes de seu amadurecimento. O estudo conclui que o amido resistente, presente nas bananas verdes, pode ser um aliado poderoso na prevenção de vários tipos de câncer.

De acordo com os pesquisadores, a ingestão regular de bananas verdes pode auxiliar na prevenção de câncer em indivíduos que possuem predisposição genética à doença. O estudo acompanhou cerca de mil pessoas com síndrome de Lynch, condição genética que aumenta o risco de câncer, ao longo de quatro anos. Este tipo de fruta vem sendo objeto de diversos estudos, pelo seu potencial benéfico significativo.

Por que a banana verde pode prevenir o câncer?

O principal componente da biomassa de banana verde é o amido resistente. O composto, ao contrário dos outros tipos de amido, não é digerido pelo intestino delgado e passa por um processo de fermentação no órgão, alimentando assim as bactérias saudáveis presentes no local.

O amido resistente foi capaz de reduzir o desenvolvimento de cânceres gastrointestinais em até dois terços, conforme revelaram os resultados do estudo. O amido resistente pode ser eficaz na prevenção de vários tipos de câncer, especialmente os relacionados ao sistema digestivo.

Segundo o professor John Mathers, da universidade de Newcastle, o suplemento mostrou resultados notáveis na redução do câncer de esôfago, trato biliar, pâncreas e duodeno, que é a parte inicial do intestino delgado. A ingestão regular do amido resistente traz benefícios a longo prazo, como foi visto em pacientes que continuaram a apresentar efeitos positivos dez anos após a suplementação.

Onde mais encontrar o amido resistente?

A aveia e o feijão são outras fontes ricas em amido resistente. O consumo regular destes alimentos, aliados a uma dieta balanceada e prática regular de exercícios físicos, podem acabar sendo grandes aliados na prevenção de diversos tipos de câncer e no fortalecimento da saúde em geral.

Portanto, adicionar a banana verde na dieta diária pode ser uma estratégia eficiente para a prevenção do câncer, principalmente nos casos de predisposição genética à doença. Vale ressaltar, no entanto, que o acompanhamento médico é indispensável para a detecção precoce de qualquer problema de saúde e para a orientação de qualquer mudança na alimentação cotidiana.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES