Comer esse tipo de carne pode te causar diabetes, diz estudo

Estudo sugere uma diminuição no consumo de carne vermelha, aliada a mudanças de estilo de vida

A estimativa para 2045 é de que 20 milhões de pessoas terão diabetes no Brasil, segundo o último Atlas do Diabetes da International Diabetes Federation (2019) | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma nova edição do The American Journal of Clinical Nutrition mostrou estudos recentes que indicam que o consumo frequente de carne vermelha pode acentuar demasiadamente o risco de diabetes tipo 2 ao longo da vida. Esses riscos se tornam piores para consumidores regulares de carnes processadas.

Xiao Gu, pesquisador de nutrição da Escola de Saúde Pública de Harvard e autor do estudo, sugere uma diminuição no consumo de carne vermelha, aliada a mudanças de estilo de vida, como forma de reduzir o risco de diabetes tipo 2. Os dados analisados foram gerados a partir de três vastos estudos envolvendo cerca de 217 mil profissionais de saúde ao longo de várias décadas.

Os participantes forneceram informações detalhadas sobre suas dietas e históricos médicos a cada dois ou quatro anos. Estima-se que mais de 37 milhões de americanos têm diabetes, sendo 90 a 95% desses diabetes tipo 2. Infelizmente, a prevalência dessa doença, que pode ocasionar danos aos corações, rins e olhos, está aumentando notavelmente tanto nos Estados Unidos quanto em todo o mundo.

O Brasil tem cerca de 16,8 milhões de pessoas com a doença, mais de 14 milhões com tipo 2, ocupando o 6º lugar no ranking. A estimativa para 2045 é de que 20 milhões de pessoas terão diabetes no Brasil, segundo o último Atlas do Diabetes da International Diabetes Federation (2019). Dados mostram que 90% dos casos de diabetes são do tipo 2 e 89% deles estão relacionados à hereditariedade.

Comer carne vermelha causa diabetes?

Os resultados, após uma severa análise de dados e ajuste de fatores como atividade física e consumo de álcool, mostraram uma probabilidade maior de desenvolver diabetes em pessoas que consomem mais porções de carne vermelha

As pessoas que ingeriam a maior quantidade, cerca de duas porções completas (180 gramas) de carne bovina, suína ou de cordeiro todos os dias, tinham um risco 62% maior de desenvolverem diabetes tipo 2 em comparação com as pessoas que consumiam cerca de duas porções por semana.

Risco à saúde, se, em excesso

A carne vermelha, apesar de ser uma fonte valiosa de proteínas, vitaminas B12 e minerais como o selênio, também é rica em gordura saturada e, dependendo do processamento, pode conter elevados índices de sódio e conservantes, o que não é benéfico para a saúde. Pesquisas anteriores relacionaram a gordura saturada à resistência à insulina em adultos com sobrepeso e obesos.

Além disso, estudos com animais mostraram que altos níveis de sódio e conservantes químicos, como nitratos e nitritos, encontrados em carnes curadas, podem aumentar a inflamação e danificar as células do pâncreas, que produzem insulina. Por fim, a diabetes tipo 2 ocorre quando o corpo não produz insulina suficiente.

O que fazer?

Para evitar um consumo excessivo, trocar apenas uma porção de carne por dia por fontes de proteína vegetais, como nozes e legumes, ou por um laticínio como o iogurte também foi sugerido para reduzir o risco de diabetes, de acordo com o estudo.

Pesquisas anteriores sugeriram que comer aves em vez de carnes processadas poderia diminuir o risco de diabetes. Além disso, frutos do mar e produtos à base de soja, como o tofu, apresentam-se como alternativas saudáveis e ricas em proteínas, assim como fontes de proteína vegetal, como feijão, lentilha, nozes e grãos integrais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES