Comer peixes gordurosos pode reduzir crises de enxaqueca, diz estudo

Após análise de grupo que sofre de enxaqueca, foi constatado que uma dieta rica em ômega-3 é benéfica para tratamento das dores

Avalie a matéria:
salmão | Reuters
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pesquisadores descobriram que uma dieta rica em ômega-3 - que pode ser encontrada em suplementos e peixes gordurosos - pode reduzir as dores de cabeça persistentes.

De acordo com a  pesquisa, publicada no British Medical Journal, uma alimentação saudável e balanceada deve incluir pelo menos duas porções de peixe por semana, incluindo uma de peixes gordurosos/oleosos, como salmão e a sardinha. Esses alimentos são particularmente ricos em ácidos graxos ômega-3 de cadeia longa e ainda apresentam um efeito benéfico no coração.

Prato de salmão (Foto: reprodução)

O estudo envolveu 182 pessoas (88 por cento das quais eram mulheres, com uma idade típica de 38 anos), que sofriam de enxaqueca de 5 a 20 dias por mês.

As mulheres foram divididas em três grupos, com a quantidade de ácidos graxos ômega-3 (ácido eicosapentaenóico - EPA, e ácido docosahexaenóico - DHA) variando de acordo com a dieta, enquanto o ácido linoléico ômega-6 também foi monitorado.

Uma dieta aumentou a quantidade de EPA e DHA para 1,5 g por dia e manteve o ácido linoléico em cerca de 7 por cento da ingestão de energia. Uma segunda dieta aumentou EPA e DHA para 1,5 g por dia e diminuiu o ácido linoléico para menos de 1,8 por cento da energia, enquanto a outra dieta de controle manteve EPA e DHA em menos de 150 mg por dia e ácido linoléico em cerca de 7 por cento da energia .

As dietas foram escolhidas porque pesquisas anteriores sugeriram que os ácidos graxos ômega-3 estão associados a efeitos de redução da dor, enquanto os ácidos graxos ômega-6 podem piorar a dor e provocar enxaqueca.

Durante o ensaio, os participantes receberam formulações de óleo e manteiga e alimentos protéicos, incluindo peixes, necessários para atingir as metas de ácidos graxos. Eles também completaram um teste de impacto da dor de cabeça em relação à sua qualidade de vida. A frequência das dores de cabeça foi avaliada diariamente por meio de um diário eletrônico.

Os resultados mostraram que a frequência das dores de cabeça diminuiu estatisticamente de forma significativa em ambos os grupos com dieta rica em ômega-3.

A dieta rica em ômega-3 foi associada a uma redução de 1,3 horas de dor de cabeça por dia e dois dias de dor de cabeça por mês. Enquanto isso, o grupo de dieta com alto ômega-3 e baixo ômega-6 viu uma redução de 1,7 horas de dor de cabeça por dia e quatro dias de dor de cabeça por mês. As mulheres nos grupos com alto ômega-3 também relataram dores de cabeça mais curtas e menos intensas em comparação com as do grupo de controle.

Os especialistas, inclusive da Universidade da Carolina do Norte, disseram que há limitações para o estudo, incluindo o fato de ser restrito a mulheres relativamente jovens.

Mas eles acrescentaram: “Embora as dietas não tenham melhorado significativamente a qualidade de vida, elas produziram reduções grandes e robustas na frequência e severidade das dores de cabeça em relação à dieta de controle. Este estudo fornece uma demonstração biologicamente plausível de que a dor pode ser tratada por meio de alterações dietéticas direcionadas em humanos.

“Resultados coletivos sugerem mecanismos causais que ligam os ácidos graxos (ômega-3) e (ômega-6) à [regulação da dor] e abrem a porta para novas abordagens para o controle da dor crônica em humanos”. Em um editorial vinculado, Rebecca Burch, do Brigham and Women's Hospital, nos Estados Unidos, disse que os resultados apoiam a recomendação de uma dieta rica em ômega-3 para pacientes na prática clínica.

Ela disse que as descobertas "nos levam um passo mais perto de um objetivo há muito buscado por pacientes com dor de cabeça e por aqueles que cuidam deles: uma dieta para enxaqueca apoiada por resultados de ensaios clínicos robustos".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES