Comer uma fatia de bacon por dia pode te levar a desenvolver esse câncer

Uma simples fatia de bacon pode elevar o risco de desenvolvimento de câncer de intestino, segundo novo estudo

Autores do estudo analisaram as dietas de quase meio milhão de homens e mulheres britânicos com idades entre 40 e 69 anos | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma nova pesquisa da Universidade de Oxford e do Cancer Research UK chegou a conclusão que até mesmo uma única fatia de bacon por dia é o suficiente para aumentar significativamente o risco do desenvolvimento do câncer de intestino. Não é de hoje que pesquisas indicam que mesmo uma pequena quantidade de carne vermelha e processada pode aumentar consideravelmente o risco de alguns tipos de câncer.

O estudo publicado no International Journal of Epidemiology, o estudo descobriu que as pessoas que consomem 76g de carne vermelha ou processada por dia têm um risco 20% maior de desenvolver câncer de intestino do que aquelas que comem uma média de 21g por dia.

Para alcançar o resultado, os autores do estudo analisaram as dietas de quase meio milhão de homens e mulheres britânicos com idades entre 40 e 69 anos. Eles foram acompanhados ao longo de cinco anos e, nesse período, 2.609 desenvolveram câncer de intestino.

Quando o consumo era voltado somente para a carne vermelha, o risco foi 15% maior para pessoas que comeram 54g por dia (cerca de uma fatia espessa de carne assada ou um costeleta de cordeiro), em média, em comparação com aquelas que comeram 8g por dia. Para carne processada, o risco foi 19% maior para quem consumiu uma média de 29g por dia (cerca de uma fatia de bacon ou de presunto) em comparação com quem comeu uma média de 5g por dia.

Por outro lado, também foi observado que pessoas que tiveram uma alta ingestão de fibras, comendo pães e cereais matinais, reduziram o risco de câncer de intestino em 14%. Os resultados do estudo sugerem que comer carne vermelha e processada quatro ou mais vezes por semana acarreta em um risco maior de desenvolver câncer de intestino do que comer apenas duas vezes por semana.

De acordo com o Cancer Research UK, 5,4 mil dos 41.804 casos de câncer de intestino registrados a cada ano no Reino Unido poderiam ser evitados com uma dieta sem carne processada de maneira alguma. O número estimado de casos novos de câncer de cólon e reto (ou câncer de intestino) para o Brasil, para cada ano do triênio de 2023 a 2025, é de 45.630 casos, correspondendo a um risco estimado de 21,10 casos por 100 mil habitantes, sendo 21.970 casos entre os homens e 23.660 casos entre as mulheres.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES