Como saber se estou sofrendo com refluxo silencioso? Entenda sinais

A incidência dessa doença no Brasil é de 12%, o que corresponde a 20 milhões de indivíduos

A doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) é, provavelmente, uma das doenças mais prevalentes no mundo que compromete significativamente a qualidade de vida | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Você sente que sua voz está saindo rouca e não consegue parar de tossir com pigarro? Isso pode ser um sinal claro que você pode ter uma forma de refluxo ácido e não sabe. Essa condição é conhecida como refluxo oculto. O problema acontece quando o que foi ingerido e o suco gástrico voltam pelo esôfago, mas não chegam a sair, o que acaba dificultando o diagnóstico da doença.

Em contrapartida do refluxo clássico, onde os sintomas comuns incluem azia e regurgitação, o refluxo oculto muitas vezes não apresenta esses sinais típicos, por isso a condição permanece praticamente sem diagnóstico.

Quais os sintomas do refluxo oculto?

O refluxo gastroesofágico (DRGE) pode acontecer em todas as idades e muitas pessoas que possuem essa condição acabam não conseguindo controlar os sintomas apenas com medicamentos, que incluem:

  • Rouquidão persistente ou mudanças na voz devido à irritação na laringe causada pelo ácido estomacal.
  • Tosse crônica especialmente durante a noite.
  • Sensação de um caroço na garganta (globus faríngeo). Muitas pessoas descrevem a sensação de ter algo preso na garganta.
  • Dor de garganta crônica, que pode ser consequência da irritação constante.

Esses sintomas podem ser desencadeados por pequenos episódios de refluxo que ocorrem ao longo do tempo. O diagnóstico do refluxo silencioso pode ser desafiador, uma vez que os sintomas podem ser vagos e não exclusivos desse problema. Exames como a pHmetria esofágica, laringoscopia e manometria esofágica podem ser utilizados para avaliar a presença e a gravidade do refluxo.

Existe tratamento?

Sim, existe. O tratamento do refluxo silencioso pode envolver mudanças no estilo de vida, como evitar alimentos que desencadeiam o refluxo, elevar a cabeceira da cama durante o sono e perder peso, se necessário. Medicamentos como inibidores da bomba de prótons (omeprazol, esomeprazol) e antiácidos também podem ajudar a reduzir a acidez no estômago.

É necessário salientar a importância de consultar um médico se você suspeitar de refluxo silencioso, especialmente se estiver experimentando sintomas persistentes na garganta ou na voz. O tratamento precoce pode ajudar a prevenir complicações a longo prazo. Se não for tratado, o refluxo pode causar infecções frequentes na garganta e nos seios da face, irritação crônica na garganta e na voz e lesões nas cordas vocais.

O que contribui para o refluxo?

Para pessoas que sofrem de refluxo gastroesofágico, certos alimentos e bebidas podem aumentar os sintomas e irritar o revestimento do esôfago. Veja abaixo alguns alimentos que podem contribuir para o refluxo:

  • Alimentos ácidos: limões, laranjas, toranjas, tomates e produtos à base de tomate, vinagre.
  • Alimentos gordurosos, pois podem relaxar o esfíncter esofágico inferior, favorecendo o refluxo. Exemplos incluem frituras,  alimentos processados e gorduras saturadas.
  • Chocolate: por conter teobromina, pode relaxar o esfíncter esofágico inferior e permitir que o ácido do estômago reflua para o esôfago.
  • Café e outras bebidas que contenham cafeína podem aumentar a acidez do estômago e relaxar o esfíncter esofágico inferior.
  • Hortelã e produtos mentolados também podem agravar os sintomas de refluxo.
  • Alho e cebola podem aumentar a produção de ácido no estômago, contribuindo para o refluxo.
  • Bebidas alcoólicas também pode relaxar o esfíncter esofágico inferior e aumentar a produção de ácido no estômago.
  • Bebidas gaseificadas podem aumentar a pressão no estômago, contribuindo para o refluxo.
  • Alimentos picantes ou muito condimentados podem irritar o esôfago e agravar os sintomas de refluxo.
  • Produtos de hortaliças crucíferas, como brócolis, couve de Bruxelas, repolho e couve-flor podem causar gases e aumentar a pressão no estômago.


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES