Como saber se o meu corpo está sofrendo com falta de proteína?

Todos nós temos diferentes necessidades de proteínas com base em nossos estilos de vida e fatores de saúde.

proteína | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A proteína é um dos nutrientes mais importantes e necessários para o funcionamento saudável de nossos corpos. O papel dela é comumente mal compreendido e geralmente está associado ao ganho muscular. A proteína tem vários benefícios, que vão desde o metabolismo até a síntese muscular. Este bloco de construção do nosso corpo deve ser uma parte essencial da nossa dieta e deve ser considerado para levar um estilo de vida mais saudável.

Todos nós temos diferentes necessidades de proteínas com base em nossos estilos de vida e fatores de saúde. Por exemplo, um frequentador de academia regular e ativo exigiria mais proteína por dia do que um homem sedentário médio. Pallav Bihani, fundador da Boldfit, fala sobre os principais sintomas da deficiência de proteína:

Falta proteína no prato? (Foto: divulgação)

* Você não parece perder a gordura

Você tem se exercitado implacavelmente, se alimentado bem e ainda não vê uma diferença visível em sua jornada para perder gordura? Você precisa de proteína. Quando você não consome proteína suficiente, seu corpo não consegue reparar os músculos de maneira adequada, o que acaba levando à perda desses músculos arduamente conquistados, em vez de queimar gordura. A baixa ingestão de proteínas também pode diminuir seus níveis de energia ligeiramente, então certifique-se de que está carregado!

* Humor instável

A baixa ingestão de proteínas também está associada a humor instável, irritabilidade e névoa do cérebro. A proteína é crucial para sintetizar uma variedade de hormônios e neurotransmissores responsáveis pelo nosso humor. Como a serotonina, o hormônio que faz a pessoa se sentir segura e feliz. A perda de proteínas pode, portanto, causar flutuações no humor.

* Cravings

Nosso corpo requer nutrientes específicos para estar ativo e funcionando sempre que precisamos nos apressar. Quando você fornece proteína inadequada, ela faz com que os níveis de açúcar no sangue caiam, o que faz com que seu corpo acione o desejo de uma solução rápida. Consumir alimentos ricos em proteínas para se certificar de que os níveis de açúcar no sangue estão estáveis.

* Força óssea

O cálcio é essencial para a integridade do esqueleto, mas você sabia que 50% dos nossos ossos são proteínas em termos de volume? Junto com a vitamina D e o cálcio, a proteína dietética é crucial para a saúde óssea e longevidade. A proteína desempenha um grande papel na preservação da densidade óssea com o envelhecimento.

*Problemas de pele, cabelo e unhas

 Sua pele, cabelo e unhas são feitos principalmente de proteína e, portanto, naturalmente, uma deficiência de proteína também se refletirá neles. A deficiência grave de proteínas pode até causar vermelhidão, descamação da pele e despigmentação. Também pode causar queda de cabelo, desbotamento, queda de cabelo e unhas quebradiças. O edema, que leva à pele inchada e inchada, é outro sintoma clássico de deficiência protéica.

Uma regra segura é consumir 1-1,5 gramas de proteína por kg de peso corporal (ou seja, se você pesar 60 kg, sua meta ideal de ingestão de proteína é entre 60 e 90 gramas por dia). Consuma proteína de fontes naturais como carne, ovos, peixe, laticínios, legumes, soja e, se você não conseguir atingir sua meta de ingestão, invista em suplementos de proteína como proteína de soro de leite, proteína em pó vegana e BCAAs.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES