Como saber se tenho TDAH? Conheça 10 sintomas que apontam o transtorno

A condição afeta cerca de 2 milhões de pessoas no Brasil, segundo dados da Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA)

Apesar do TDAH ter sido descrito pela primeira vez há mais de um século, estudos científicos ganharam força a partir dos anos de 1960 | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é uma condição do neurodesenvolvimento que afeta cerca de 2 milhões de pessoas no Brasil, segundo dados da Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA). Esse transtorno é um distúrbio neurobiológico comum em crianças, que também pode afetar adultos. Caracteriza-se pela presença de sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade. 

Geralmente, uma pessoa com TDAH pode ser descrita como alguém que vive no “mundo da lua”. Não presta atenção ao seu redor, não consegue se concentrar com facilidade, não para um segundo e vive sempre agitada. Contudo, conhecer os sintomas de TDAH é aprender que não se trata de um problema de comportamento, mas de um transtorno psicológico. 

A condição pode ser tratada e reconhecer os sinais é importante para procurar ajuda profissional. Mas como reconhecer os sinais e saber se tenho TDAH? O Meio Norte separou 10 sinais que pode representar que você tenha a condinção. Confira, a seguir.

10 sintomas do TDAH

É possível dividir o TDAH em três tipos: pessoas majoritariamente desatentas, hiperativas/impulsivas e combinados (atuando os dois anteriores de forma concomitante). Entretanto, os sintomas de déficit de atenção estão ligados com a falta de foco e concentração. Desse modo, pode ser um pouco mais complicado para terceiros repararem de que algo está errado. Portanto, é necessário assimilar os sinais desse tipo.

Confira quais os sintomas de déficit de atenção:

  • 1. Ter dificuldade em manter a atenção

Uma das principais características do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é a dificuldade em manter a atenção por períodos prolongados de tempo. Pessoas com TDAH podem se distrair facilmente com estímulos externos, como sons, movimentos ou atividades ao seu redor, e têm dificuldade em concentrar-se em tarefas específicas.

  • 2. Não prestar atenção aos detalhes

Por não manter o foco, o indivíduo acaba cometendo erros bobos em trabalhos entregues. O descuido é a principal característica, pois não há a prudência de verificar o que está sendo feito, algo que ocorre como consequência de não prestar atenção nos detalhes.

  • 3. Apresentar problemas para organizar tarefas

Organização é uma habilidade importante na vida diária e no trabalho e pode ser difícil para pessoas com TDAH. Elas podem ter problemas para iniciar ou concluir tarefas, bem como para priorizar e gerenciar seu tempo de forma eficaz.  Sendo assim, as atividades mais tediosas ou demoradas não possuem tanta aderência. 

  • 4. Perder constantemente objetos

No transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, a pessoa está mais suscetível a esquecer de coisas mais simples. Sendo assim, não lembra onde colocou determinada ferramenta e encontra dificuldades para retomar o que estava fazendo.

  • 5. Não presta atenção quando é abordado

Pessoas com TDAH podem ter dificuldade em filtrar informações irrelevantes, o que pode dificultar a compreensão de uma conversa. Elas também podem ter dificuldade em processar informações rapidamente, o que pode fazer com que percam partes da conversa ou a percam completamente.

  • 6. Ser incapaz de ficar parado, especialmente em um ambiente calmo 

Outra característica presente no transtorno é a hiperatividade. Dessa forma, o indivíduo está sempre em movimento. Geralmente, fica andando de um lado para o outro e não consegue parar de mexer os pés e as mãos mesmo quando sentado.

  • 7. Agir sem pensar

Por conta da impulsividade, a pessoa acaba realizando ações precipitadas e sem refletir sobre as consequências delas. Tal fato é perigoso e pode colocar a pessoa em situações complicadas.

  • 8. Falar demais

Essa é uma característica notória e de fácil percepção. O indivíduo realiza diversos monólogos e não percebe que os está realizando de forma alongada. Além disso, não gosta de ficar parado durante eles pois pode perder o raciocínio.

  • 9. Responder de forma abrupta

No TDAH, muitas vezes a  pessoa não consegue esperar os outros terminarem de falar para comentar algo. Dessa forma, acaba se intrometendo nos assuntos e até interrompendo os demais.

  • 10. Ter dificuldade para aguardar a sua vez

Por conta da hiperatividade, é complicado ter que aguardar algo acontecer. Então, a espera é um exercício difícil para quem está nessa condição. A ansiedade nesses casos se faz presente e pode se tornar uma angústia recorrente para a pessoa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES