Como saber se tenho Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC)? Saiba sintomas!

Somente no Brasil, é provável que existam entre 3 e 4 milhões de portadores do TOC, aponta o Ministério da Saúde

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Transtorno Obsessivo-Compulsivo está entre as 10 maiores causas de incapacitação das pessoas | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) é uma condição considerada grave onde a pessoa acometida tem pensamentos e sensações indesejadas frequentes (obsessões) que a levam a realizar comportamentos repetitivos (compulsões). De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), encontra-se entre as 10 maiores causas de incapacitação das pessoas.

Os comportamentos repetitivos podem interferir significativamente nas interações sociais e na execução de tarefas diárias. O TOC geralmente é uma condição vitalícia (crônica), mas os sintomas podem ir e vir com o tempo. Todo mundo experimenta obsessões e compulsões em algum momento.

Por exemplo, é comum verificar ocasionalmente o fogão ou as fechaduras. Mas o TOC é mais extremo. Pode levar horas do dia de uma pessoa. Isso atrapalha a vida e as atividades normais. As obsessões da doença mental são indesejadas e as pessoas com com a condição não gostam de realizar comportamentos compulsivos.

O TOC pode afetar qualquer pessoa

A idade média para o início da manifestação dos sintomas é aos 19 anos. Cerca de 50% das pessoas com TOC começam a apresentar sintomas na infância e adolescência. Em contrapartida, é raro alguém desenvolver TOC após os 40 anos.

Quais são os sintomas do TOC?

Os principais sintomas do TOC são obsessões e compulsões que interferem nas atividades normais. Por exemplo, os sintomas muitas vezes podem impedir a pessoa de chegar ao trabalho na hora certa. Ou ela pode ter problemas para se preparar para dormir em um período de tempo razoável. A pessoa com a condição pode saber que esses sintomas são problemáticos, mas não pode evitá-los

Obsessões do TOC

As obsessões, que são pensamentos ou imagens mentais indesejadas e intrusivas que causam intensa ansiedade. As pessoas com TOC não conseguem controlar esses pensamentos e em sua maioria nota-se que esses pensamentos são ilógicos ou irracionais. Estão entre eles:

  • Medo de entrar em contato com substâncias contaminadas, como germes ou sujeira.
  • Medo de causar danos a si mesmo ou a outra pessoa porque você não é cuidadoso o suficiente ou vai agir por impulso violento.
  • Pensamentos indesejados ou imagens mentais relacionadas ao sexo.
  • Medo de cometer um erro.
  • Preocupação excessiva com a moralidade (“certo ou errado”).
  • Sentimentos de dúvida ou repulsa.
  • Preocupação excessiva com sua orientação sexual ou identidade de gênero.
  • Necessidade de ordem, limpeza, simetria e perfeição.
  • Necessidade de garantia constante.

Compulsões do TOC

As compulsões são ações repetitivas que você sente que precisa realizar para aliviar ou se livrar das obsessões. Pessoas com TOC não querem realizar esses comportamentos compulsivos e não sentem prazer com eles. Mas eles sentem que precisam realizá-los ou sua ansiedade piora. No entanto, as compulsões só ajudam temporariamente. As obsessões logo voltam, provocando o retorno às compulsões. Entre eles, se caracterizam:

  • Organizar as coisas de uma forma bem específica, como os itens da cômoda.
  • Tomar banho, limpar ou lavar as mãos repetidamente.
  • Coletar ou acumular itens que não tenham valor pessoal ou financeiro.
  • Verificar coisas repetidamente, como fechaduras, interruptores e portas.
  • Verificar constantemente se você não causou mal a alguém.
  • Rituais relacionados a números, como contar, realizar uma tarefa um determinado número de vezes ou preferir ou evitar excessivamente determinados números.
  • Dizer certas palavras ou orações enquanto realiza tarefas não relacionadas.

Tratamentos para o TOC

Embora o TOC possa ser uma condição crônica, o tratamento está disponível e pode ajudar a gerenciar os sintomas de forma significativa. Opções de tratamento incluem:

  • Terapia cognitivo-comportamental (TCC); A TCC é uma abordagem terapêutica altamente eficaz para o TOC, ajudando os indivíduos a identificar, desafiar e modificar padrões de pensamento e comportamento disfuncionais.
  • Medicação; Certos medicamentos, como inibidores seletivos de recaptação de serotonina (ISRSs) e inibidores da recaptação de serotonina-norepinefrina (IRSNs), podem ser prescritos para ajudar a aliviar os sintomas do TOC, especialmente quando combinados com a terapia cognitivo-comportamental.
  • Terapia de exposição e prevenção de resposta (TEPR); Esta forma de terapia comportamental envolve a exposição controlada a situações ou objetos que desencadeiam obsessões, enquanto se abstém de realizar compulsões, ajudando a reduzir a ansiedade associada.


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES