Conheça 4 sinais do fígado gorduroso que passam despercebidos

Estima-se que 20 a 30% da população adulta tenha algum grau de esteatose hepática, segundo o Ministério da Saúde

15% da população brasileira irá desenvolver um quadro mais sério de inflamação do fígado (hepatite), a esteato-hepatite | Reprodução: Freepik
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Você sabia que o fígado gorduroso não causa dor ou sintomas claros em seu estágio inicial? Esse é o motivo para problemas hepáticos muitas vezes passarem totalmente despercebidos por um longo período de tempo. A esteatose hepática, popularmente conhecida como gordura no fígado, é um problema de saúde que acontece quando as células do fígado são infiltradas por células de gordura.

Gordura no fígado é algo comum, no entanto, quando este índice chega a 5% ou mais, o quadro necessita de tratamento. Caso não seja tratada corretamente, a condição pode provocar, a médio e longo prazo, uma inflamação capaz de evoluir para quadros mais graves de hepatite gordurosa, cirrose hepática e até câncer no fígado.

De acordo com o Ministério da Saúde, estima-se que 20 a 30% da população adulta tenha algum grau de esteatose hepática e, para piorar, 15% irão desenvolver um quadro mais sério de inflamação do fígado (hepatite), a esteato-hepatite.

Sinais de fígado gorduroso

  • Sensação de pressão na parte superior do abdômen

Nos estágios iniciais, o fígado gorduroso é quase imperceptível. No entanto, se o órgão incha, as terminações nervosas da cobertura externa do fígado causam dor na parte superior direita do abdômen.

  • Perda de apetite e alterações de peso

Uma dieta pobre com muitos doces, produtos processados, fast food e carboidratos em combinação com a falta de exercício são consideradas as principais causas de esteatose hepática (gordura no fígado). Menos conhecido é o fato de que dietas com baixo teor de proteínas, jejum rigoroso ou perda de peso muito rápida podem causar fígado gorduroso (isso é conhecido como deficiência de fígado gorduroso). Nesse caso, náuseas e perda de apetite são possíveis sintomas.

  • Cansaço e fadiga

Distúrbios do sono, fadiga, falta de motivação ou problemas de concentração não indicam diretamente doença hepática. Esses sintomas também ocorrem com muitas outras doenças. No entanto, a fadiga é um dos sintomas mais comuns de gordura no fígado. Pra ter certeza são necessários exames que confirmem a ligação.

  • Avisos intestinais

Quando a saúde do fígado está em risco, o estômago e os intestinos podem fornecer pistas iniciais. Por exemplo, sensação de pressão e plenitude, flatulência e dor de estômago são sintomas típicos.

Tratamento

O tratamento envolve uma série de recursos assim chamados não farmacológicos, que visam modificar o estilo de vida da pessoa, tais como uma dieta alimentar para controlar o peso e a ingestão excessiva de gorduras e carboidratos, a prática de atividade física, a educação alimentar, etc. Há também medicamentos que são frequentemente prescritos juntamente com as medidas de mudança do estilo de vida. Atualmente, existem vários estudos com medicamentos específicos em desenvolvimento para a doença.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES