Conheça 5 fatores que aumentam o risco de câncer de intestino em jovens

Um estudo descobriu cinco causadores que podem colocar os jovens em maior risco

Tem sido registrado em todo o mundo um aumento na prevalência dos casos de câncer de intestino em adultos jovens | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Você sabia que a incidência de câncer de intestino tem aumentado muito entre as pessoas mais jovens? A neoplasia era predominantemente feita em pessoas acima dos 50 anos, agora cresce entre pessoas de 20 a 39 anos de 1% a 2,4% por ano desde a década de 1980, apontam os dados da Sociedade Americana de Câncer (ACS).

No entanto, fica a pergunta, quais fatores podem influenciar no desenvolvimento de um câncer de intestino? Um estudo publicado na revista Cancer Prevention Research descobriu cinco causadores que podem colocar os jovens em maior risco. A equipe de pesquisa da Universidade de Indiana avaliou registros médicos de 3.000 homens com idades entre 35 e 49 anos, incluindo pacientes com a doença.

Os responsáveis pelo o estudo analisaram 67 fatores – incluindo dieta , tabagismo e se os homens tomavam medicamentos sem receita – para determinar o que poderia representar um risco. As análises identificaram os seis fatores a seguir que aumentaram significativamente o risco dos homens:

  • ter idade avançada (35 a 49 anos)
  • uso de álcool
  • ter um parente de primeiro ou segundo grau, como pai, irmão ou tia, com câncer de intestino
  • ser fumante
  • não usar regularmente estatinas ou anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), como aspirina ou ibuprofeno.

Os cientistas esclareceram que as descobertas não sugerem que todos os homens jovens devam começar a tomar AINEs ou estatinas regularmente porque existe o risco de efeitos colaterais, como danos nos rins. Em vez disso, os homens devem se concentrar nos outros cinco fatores para reduzir seu risco.

Como ocorre o câncer de intestino? 

O câncer de intestino geralmente começa como um pequeno crescimento chamado pólipo no revestimento interno do cólon. Ao longo do tempo, as células desses pólipos podem começar a crescer descontroladamente, levando ao desenvolvimento de câncer. As pessoas com esse tipo de câncer geralmente não apresentam sintomas até os estágios posteriores, quando a doença é mais difícil de tratar, e é por isso que os médicos recomendam que todos, especialmente os homens, façam exames a cada década a partir dos 45 anos de idade.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES