Conheça 5 legumes poderosos para reduzir o açúcar do sangue

Manter os níveis adequados de glicose no sangue é crucial para o funcionamento saudável do nosso corpo

Os legumes devem fazer parte da alimentação pois são importantes para manter a saúde em dia | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Manter os níveis adequados de glicose no sangue é crucial para o funcionamento saudável do nosso corpo, afinal, quando a concentração se eleva, aumenta o risco de desenvolver diabetes e outros problemas de saúde. Uma estratégia eficaz para prevenir esses problemas é adotar uma alimentação balanceada, com destaque para o consumo de certos vegetais.

Abobrinha. Pensando nisso, a nutricionista Jéssica de Freitas compartilhou cinco legumes poderosos que ajudam a controlar a glicose no sangue, visando melhorar a dieta e proteger a saúde. O primeiro deles é a abobrinha. A abobrinha é uma excelente fonte de fibras solúveis, as quais retardam a absorção dos alimentos, prevenindo picos de glicose no sangue. “Como tem um baixo índice glicêmico, é uma ótima opção de legumes para substituir o carboidrato no prato”, diz a nutricionista

Cenoura. Esse legume também é um importante aliado. De acordo com a especialista, a cenoura é rica em betacaroteno e isso conta muitos pontos. “Esse antioxidante ajuda a regular o açúcar no sangue e a melhorar a função das células beta pancreáticas, que produzem a insulina. Esse benefício seria capaz de atuar na prevenção da diabetes mellitus tipo 2”, garante.

Brócolis. A nutricionista destaca que as fibras são essenciais para controlar a glicose no sangue, pois não são digeridas e absorvidas da mesma forma que outros carboidratos. “Além disso, o brócolis tem um composto chamado sulforafano, que controla a resistência insulínica e os níveis de glicose. Um estudo com pacientes diabéticos mostrou que esse composto químico reduz em mais de 10% os níveis de glicose no sangue”, acrescenta Jéssica.

Berinjela. Essa escolha pode ser um excelente complemento para suas próximas refeições, seja almoço ou jantar, e é crucial para a saúde. A berinjela não apenas é rica em fibras solúveis e possui um baixo índice glicêmico, mas também contém compostos clorogênicos, que ajudam a regular o açúcar no sangue, como ressaltado por Jéssica.

Couve-flor. Esse legume tamém pode ajudar na redução do açúcar no sangue. “Seja no vapor ou no arroz, a couve-flor pode ser um ótimo complemento na refeição para ajudá-lo a manter os níveis de glicose no sangue sob controle. Além disso, é uma excelente fonte de vitamina A antioxidante, boa fonte de vitamina K e é pobre em carboidratos”, explica a profissional.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES