Conheça 5 maneiras naturais para reduzir o colesterol alto

Cerca de 40% dos adultos no Brasil têm um diagnóstico de colesterol alto

Doenças causadas pelo alto colesterol resultam em cerca de 300 mil mortes anuais no Brasil | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), cerca de 40% dos adultos no Brasil têm um diagnóstico de colesterol alto. Na população geral, a prevalência também é alarmante: na última pesquisa Vigitel do Ministério da Saúde que perguntou aos brasileiros sobre a dislipidemia – elevação de colesterol e gorduras no sangue –, 22,6% respondeu ser acometido pelo quadro.

O alto número de pessoas vivendo com o problema no país preocupa, uma vez que se trata de uma das principais causas para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. O colesterol é conhecido por ser uma substância cerosa responsável pela formação de membranas celulares, produção de hormônios e vitamina D no corpo. Apesar de sua importância em várias funções do corpo, seu excesso pode formar depósitos como placas na parede da artéria, aumentando o risco de ataque cardíaco.

Dados recentes do Ministério da Saúde apontam que as doenças causadas pelo alto colesterol resultam em cerca de 300 mil mortes anuais no Brasil. Já dados de 2022 da Organização Pan-Americana de Saúde mostram que as Doenças Cardiovasculares (DCV) são a principal causa de morte nas Américas. Existem maneiras naturais de controlar o colesterol e consequente reduzi-lo no sangue, fazendo modificações simples no estilo de vida. A seguir, conheça 5 hábitos que você pode adotar no dia a dia para alcançar seu objetivo.

  • Seguir uma dieta saudável

Certifique-se de seguir uma dieta balanceada com baixo teor de carboidratos e gorduras, especialmente gorduras saturadas e trans. Incorpore muitas frutas, vegetais, grãos integrais e proteínas magras em suas refeições. Escolha gorduras saudáveis, como as encontradas em abacates, nozes e azeite de oliva. Limite a ingestão de alimentos processados e com alto teor de colesterol, como carne vermelha, laticínios integrais e frituras.

  • Exercitar-se regularmente

O exercício físico melhora a saúde do coração e diminui o colesterol. Procure fazer pelo menos 150 minutos de exercícios de intensidade moderada ou 75 minutos de exercícios intensos por semana.

  • Parar de fumar

Se você fuma, parar de fumar é uma das medidas mais importantes que você pode tomar para proteger seu coração. Fumar danifica os vasos sanguíneos, aumenta os níveis de colesterol ruim (LDL) e diminui os níveis de colesterol bom (HDL).

  • Controlar o peso

Manter um peso saudável é essencial para a saúde do coração e para a redução do colesterol LDL. Perder peso, se necessário, pode resultar em melhorias significativas nos níveis de colesterol.

  • Controlar o estresse

O estresse crônico pode ser prejudicial à saúde do coração e aos níveis de colesterol. Por outro lado, reduzir o estresse pode ajudar a baixar a pressão arterial e promover um coração mais saudável. Práticas como meditação, exercícios de respiração profunda e yoga podem ajudar.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES