Conheça 5 sinais que seu corpo está com vitamina D extremamente baixa

A vitamina D pode reduzir o crescimento do câncer, inibir a infecção e reduzir a inflamação

Falta de vitamina D tem diferentes sintomas e causas | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A ausência da vitamina D no organismo pode resultar em diversas reações nada agradáveis para quem enfrenta o déficit do nutriente, como alterações ósseas  —como a osteoporose em adultos e o raquitismo em crianças— e até mesmo contribuir para o desenvolvimento de resfriados, diabetes e pressão alta. O papel desta vitamina no corpo humano é crucial, devido a sua atuação na imunidade, no metabolismo, na musculatura, no sistema nervoso central, oferece benefícios ao coração, entre outros. 

Entretanto, sua principal função é cuidar da saúde osteomuscular, agindo nas concentrações de cálcio e fósforo do corpo e ajudando a fortalecer dentes e ossos. O nutriente pode ser produzido no organismo em forma da vitamina D3, por meio da exposição da pele à luz solar, ou obtida no consumo de alguns alimentos de origem animal, como peixes e leite. A vitamina D2 está presente em suplementos, alimentos fortificados, determinados vegetais e fungos.

Estudos de laboratório também descobriram que a vitamina D pode reduzir o crescimento do câncer, inibir a infecção e reduzir a inflamação. A carência desse nutriente pode desencadear diversos sintomas bastante individuais, como os mostrados acima, além de outras alterações metabólicas. A seguir, conheça as reações mais comuns de um corpo que enfrenta o déficit do nutriente.

Sonolência

Os níveis baixos de vitamina D podem afetar o padrão de sono, pois sua ausência eleva os níveis de hormônio do estresse e cortisol. Com isso, a tendência é que você fique cansado com mais frequência e tenha ciclos curtos de sono, despertares noturnos e outros distúrbios do sono.

Dor nos ossos

Uma das manifestações musculoesqueléticas mais importantes da vitamina D. Neste caso é comum a  pessoa sentir dor nos ossos, fraqueza nos músculos, baixa massa óssea e fraturas. O déficit do nutriente também leva a quedas frequentes e aumenta o risco de lesões associadas a elas.

Infecções frequentes

Com um papel significativo no sistema imunológico, a falta de vitamina D expõe o corpo a diferentes tipos de patógenos. Diversos estudos descobriram que pessoas com baixos níveis de vitamina D correm maior risco de contrair resfriados, asma e infecções por gripe.

Depressão

O início da depressão pode ser devido a várias razões e a falta de vitamina D é uma delas. Uma revisão de 2020 publicada no jornal Depression and Anxiety descobriu que os suplementos de vitamina D podem ajudar pessoas depressivas.

Queda de cabelo

A vitamina D tem um papel fundamental na estimulação dos folículos capilares e na aceleração do crescimento capilar. A falta dessa vitamina leva a um crescimento de cabelo fraco e atrofiado e também causa uma queda maciça de cabelo. Baixos níveis de vitamina D também impedem o crescimento de novos fios .

Quais são os principais alimentos ricos em vitamina D?

Ela está presente em oleaginosas e alimentos de origem animal, fontes de gorduras. Os principais são:

  • gema do ovo
  • castanha-de-caju
  • nozes
  • queijos
  • manteiga
  • leite
  • carne vermelha (bovina e de porco)
  • frango
  • frutos do mar
  • salmão
  • sardinha
  • ostras e mariscos

Recomenda-se níveis de vitamina D de 30 ng/ml, mas acima de 20 ng/ml já é considerado saudável. A promoção de um estilo de vida saudável, com prática regular de atividades físicas e uma dieta equilibrada, é essencial. Deve-se evitar fast-foods, doces e alimentos ultraprocessados, além de garantir a exposição solar moderada —15 minutos ao dia, sem protetor solar, deixando braços e pernas expostos, ajudando a sintetizar (produzir) a vitamina D.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES