Conheça 8 motivos que fazem a tapioca ser a queridinha da vez

Apesar de ser um alimento simples, a tapioca é rica em nutrientes essenciais para o nosso organismo

Além da sensação de saciedade, este alimento também é livre de glúten, possui menos calorias e, por conseguinte, auxilia no emagrecimento | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Não é novidade para ninguém que a tapioca se tornou um alimento ultra popular, sendo consumida em diversas culturas ao redor do mundo, como no Brasil. O alimento é um derivado da mandioca e oferece uma série de benefícios nutricionais, podendo ser uma adição saudável a uma dieta equilibrada.

Muitos adeptos de dietas têm usado a tapioca como substituta do pão no café da manhã e no lanche da tarde. Além da sensação de saciedade, este alimento também é livre de glúten, possui menos calorias e, por conseguinte, auxilia no emagrecimento saudável. Outra vantagem é que ela pode ser recheada de acordo com o seu gosto, variando entre doces e salgadas, e existem diversas receitas de tapioca light disponíveis. 

A seguir, vamos ver alguns dos inúmeros benefícios da tapioca:

  • Fácil digestão

A tapioca é facilmente digerida, o que a torna uma escolha popular para pessoas com problemas digestivos ou sensibilidade alimentar.

  • Energia de carboidratos

A tapioca é uma fonte de carboidratos de rápida absorção, o que a torna uma opção ideal para aumentar os níveis de energia e restabelecer as reservas de glicogênio após exercícios físicos intensos.

  • Versatilidade culinária

A tapioca pode ser utilizada de várias maneiras na culinária, sendo frequentemente usada em receitas doces e salgadas, como em pudins, bolos, pães e panquecas.

  • Baixo teor de gordura e sódio

A tapioca é naturalmente pobre em gorduras e não contém sódio, o que a torna uma opção saudável para indivíduos que buscam reduzir a ingestão desses nutrientes.

  • A tapioca promove melhora na circulação

A tapioca é rica em ferro, substância essencial para o funcionamento do corpo. Ele também é o grande responsável pela criação de glóbulos vermelhos no organismo, prevenindo a má circulação, a anemia e condições relacionadas.

  • Saúde óssea

Além de ser fonte de ferro, a tapioca também possui vitamina K e cálcio, que desempenham um papel importante na proteção e no desenvolvimento dos ossos. Com a idade, a tendência da densidade mineral óssea é diminuir, o que resulta em osteoporose, osteoartrite e falta de flexibilidade. Por ela ser rica nessas substâncias, o consumo regular de tapioca garante uma melhoria significativa na saúde óssea.

  • Corpo e mente renovados

Como mencionado, a tapioca é rica em vitamina K, muito importante para a saúde mental. Estudos recentes comprovam que indivíduos que consomem alimentos ricos em vitamina K apresentam menos chances de desenvolver Mal de Alzheimer e têm as atividades neuronais do cérebro mais estimuladas. A substância também ajuda a manter as vias neurais sempre ativas e previne a ação de radicais livres que causam colapso nos tecidos cerebrais.

  • Controle da pressão arterial

Ingerir tapioca também garante um controle maior da pressão arterial, já que o alimento é fonte de potássio, um mineral essencial ao corpo humano que funciona como vasodilatador, ou seja, reduz a tensão das artérias e dos vasos sanguíneos, aumentando o fluxo de sangue e reduzindo a pressão sobre o sistema cardiovascular.

Pessoas que costumam comer a tapioca são menos propensas a apresentar coágulos, ataques cardíacos repentinos e AVCs (acidente vascular cerebral). Vale ressaltar que o potássio também é fundamental para o equilíbrio de líquidos no organismo.

Tapioca ajuda a emagrecer?

Embora a tapioca possa ser considerada uma opção relativamente saudável em comparação com alguns alimentos processados, não dá para afirmar que ela ajude diretamente no emagrecimento. É importante consumi-la com moderação e como parte de uma dieta equilibrada, pois seu alto teor de carboidratos pode impactar os níveis de glicose no sangue.

Ao considerar o papel da tapioca em uma dieta para perda de peso, é essencial ter em mente que para emagrecer de forma saudável é necessária uma abordagem equilibrada. Isso inclui uma dieta nutritiva e variada, combinada com atividade física regular.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES