Conheça a doença da urina preta em surto no Amazonas; saiba sintomas

Estado enfrenta onda de casos da doença e preocupa autoridades de saúde

A doença é uma rabdomiólise, um tipo de síndrome na qual as fibras musculares são destruídas por substâncias tóxicas que circulam no sangue | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A FVSAM (Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas), relatou nesta segunda-feira (25) 86 casos suspeitos da doença da urina preta notificados no Amazonas desde o começo do ano, sendo 20 deles apontados apenas no mês de setembro. Destes, 49 foram confirmados, 24 descartados e 13 continuam em investigação.

O boom de casos da doença da urina preta, ou também conhecida como doença de Haff, preocupa as autoridades de saúde. O último boom de casos ocorreu no Brasil, em 2021, e provocou 200 notificações nas regiões Norte e Nordeste e duas mortes.

O que é a doença da urina preta?

A doença é uma rabdomiólise, um tipo de síndrome na qual as fibras musculares são destruídas por substâncias tóxicas que circulam no sangue. O primeiro caso foi identificado no Brasil em 2008. De acordo com a FVSAM, os primeiros sintomas da condição aparecem nas primeiras 24 horas após a infecção.

Os principais sintomas são dor muscular, mal-estar, náusea, fraqueza, vômito e a urina de tonalidade escura, próxima do marrom. A doença de Haff é causada pela ingestão de peixes contaminados, mas não se sabe exatamente qual a substância que causa a doença ou como os peixes a adquirem. Os vertebrados contaminados podem transmitir a doença mesmo se forem bem-cozidos.

Prevenção e tratamento

A melhor forma de evitar a doença é interromper o consumo de pescados que possam estar contaminados, afinal o cozimento não é capaz de evitar a intoxicação. Os peixes contaminados também não apresentam um gosto diferente do habitual, então o recomendado é não consumir peixes comprados sem origem conhecida. Não há um tratamento específico para a doença, mas é possível controlar os sintomas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES