Conheça a GIST, doença diagnosticada em Paulinho da Viola

Cantor foi internado às pressas após se sentir mal antes de uma apresentação e passou por uma cirurgia

GIST é um tipo de tumor que pode começar em qualquer lugar no trato gastrointestinal | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Neste último domingo (30), o cantor Paulinho da Viola foi internado após se sentir mal momentos antes de se apresentar na cidade de Três Rios, no Rio de Janeiro. Segundo a assessoria de imprensa do artista, exames revelaram o diagnóstico de GIST, sigla em inglês para tumores estromais gastrointestinais.

O GIST é uma neoplasia que, na maioria das vezes, surge no trato gastrointestinal. Além do estômago e do intestino delgado, responsáveis por cerca de 60% e 35% dos casos, respectivamente, podem ocorrer no esôfago, no cólon e no reto. Há, ainda, uma pequena porcentagem diagnosticada fora do aparelho gastrointestinal, encontrada na cavidade abdominal. São tumores que se desenvolvem no omento (camada de tecido adiposo) e/ou no peritônio (revestimento fino, presente nos órgãos e nas paredes abdominais).

Doença assintomática ou não?

Esse tipo de neoplasia pode tanto ser assintomática (em estágio inicial),como sintomática. No último caso, o paciente pode manifestar, na maior parte das vezes, sinais genéricos, tais como:

  • dor abdominal;
  • nódulo no abdômen;
  • fadiga;
  • náusea;
  • vômito;
  • cólicas no abdômen depois de comer;
  • falta de apetite;
  • sentir-se cheio, mesmo comendo apenas uma pequena quantidade de comida;
  • fezes escuras causadas por sangramento no sistema digestivo.

Causas e fatores de risco

De acordo com a American Cancer Society, até o final da década de 1990, não se sabia muito sobre esses tumores, e muitos deles acabaram sendo classificados como outros tipos de cânceres. A maioria dos pacientes diagnosticados com GIST tem mais de 50 anos. Mas, embora raro em pessoas com menos de 40 anos, pode ocorrer em pessoas de qualquer idade.

Tudo indica que eventos aleatórios, que ocorrem dentro das células, sejam os principais responsáveis pelo seu surgimento. No entanto, há indícios de que alguns fatores de risco podem influenciar a ocorrência do GIST — ainda que não se possa precisar o quanto interferem. São eles:

  • ter mais do que 50 anos;
  • apresentar determinadas mutações genéticas, tais como síndrome de Carney-Stratakis e neurofibromatose tipo 1.

Tratamento

Uma vez confirmado o diagnóstico, a abordagem é definida com base no estadiamento (tipo, local, tamanho e severidade) do tumor. O tratamento padrão do GIST ainda localizado é a ressecção cirúrgica. No caso do cantor Paulinho da Viola, a cirurgia ocorreu na segunda-feira (31) e ele passa bem, de acordo com comunicado oficial.

No entanto, outras terapêuticas também podem ser associadas, visando potencializar os resultados da cirurgia e aumentar as chances de cura. É o caso da radioterapia e da terapia alvo — inclusive, há novos medicamentos direcionados sendo liberados. A American Cancer Society reforça que o tratamento desse tipo de neoplasia é bastante complexo. Por isso, necessita ser conduzido por um médico com especialização na área, em contínua atualização e com vasta experiência.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES