Conheça a vacina contra o colesterol alto aprovada no Brasil

Estudos mostram eficácia em media de 52% da nova droga no combate ao colesterol ruim (LDL)

A espécie de vacina tem ação prolongada e deve ser aplicada duas vezes ao ano | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou neste mês a comercialização de uma injeção que combate o colesterol ruim, o LDL – sigla em inglês para Lipoproteína de Baixa Densidade. A droga já havia sido aprovada pela FDA, agência que regula medicamentos nos Estados Unidos.

O inclisiran ou Leqvio (nome comercial do produto) é da fabricante Novartis e é administrado no consultório como uma injeção subcutânea a cada seis meses. Os estudos mostraram que essas duas aplicações ao ano já são suficientes para reduzir, em média, 52% dos níveis de colesterol ruim (LDL).

Para quem é indicado?

O Leqvio é indicada para pacientes de com alto risco cardiovascular, ou seja, que já sofreram infarto ou AVC isquêmico. É também indicado para adultos com hipercolesterolemia primária (colesterol alto familiar ou não familiar) e dislipidemia mista (quem tem alterações no colesterol e triglicérides).

A droga atua de forma diferente de outras terapias, impedindo a produção da proteína-alvo (PCSK9) no fígado, aumentando a captação hepática de LDL e eliminando-o da corrente sanguínea. Dezessete meses após iniciado um estudo clínico, oito em cada dez pessoas que tomaram o inclisiran associado à estatina atingiram a meta de colesterol recomendada, inferior a 70 mg/dL.

O que o colesterol alto pode causar ao corpo?

Quando os níveis de colesterol LDL (ruim) estão elevados, ocorre o acúmulo de placas de gordura nas paredes das artérias, processo conhecido como aterosclerose. Isso pode levar ao estreitamento e endurecimento das artérias, comprometendo o fluxo sanguíneo adequado para os órgãos vitais.

Uma das principais consequências do colesterol alto é o aumento do risco de doenças cardiovasculares, incluindo a doença arterial coronariana. A obstrução das artérias coronárias pode levar à angina (dor no peito) e, em casos mais graves, a um ataque cardíaco.

O colesterol alto também está associado a um maior risco de acidente vascular cerebral (AVC). Quando as placas de gordura se desprendem e bloqueiam o fluxo sanguíneo para o cérebro, ocorre a interrupção do suprimento de oxigênio, causando danos cerebrais.

Também é importante destacar que o colesterol alto pode levar a outras doenças vasculares, como a doença arterial periférica. Os rins também podem ser afetados, causando doença arterial renal, caracterizado pela redução do fluxo sanguíneo para os rins.

Por fim, o colesterol alto pode afetar negativamente os vasos sanguíneos em todo o corpo, contribuindo para a disfunção erétil em homens. Portanto, o colesterol alto não deve ser subestimado, pois pode ter sérias consequências para a saúde. É fundamental adotar medidas para controlar os níveis de colesterol, incluindo uma dieta equilibrada, exercícios físicos regulares, evitar o tabagismo e o consumo excessivo de álcool, além de seguir as orientações médicas e realizar exames periódicos para monitorar a saúde cardiovascular.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES