Conheça as novas recomendações da OMS no consumo de gorduras e carboidratos

A Organização Mundial da Saúde (OMS) ressaltou ainda a importância de focar na qualidade dos alimentos

A agência apresentou orientações para a ingestão diária de frutas, vegetais e fibras para crianças, adolescentes e adultos | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após adicionar o adoçante aspartame, um das principais substâncias da Coca-Cola zero, à lista de potenciais produtos cancerígenos, a Organização Mundial da Saúde (OMS) atualizou suas diretrizes sobre o consumo de gorduras (totais, saturadas e trans) e carboidratos com o intuito de seguir as evidências científicas mais atualizadas sobre a utilização dos alimentos e diminuir enfermidades relacionadas à dieta, como câncer, diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares.

As novas diretrizes adotadas pela a agência valem para população acima de 2 anos e destaca a importância de que as pessoas se preocupem não apenas com a quantidade, mas com a qualidade dos alimentos consumidos. No caso da gordura, as recomendações foram divididas em dois documentos: um dedicado às totais e outro às saturadas e trans.

No documento foi mantido a regra geral de limitar a ingestão total de gordura a 30% do consumo total de energia, não mais de 10% de gordura saturada e não ultrapassar a ingestão de 1% de gordura trans. Para fazer a redução, a recomendação é trocar os ácidos graxos (gorduras) saturados, presentes em carnes gordurosas, laticínios e óleos (banha, manteiga, óleo de coco), e ácidos graxos trans (alimentos fritos e salgadinhos industrializados) por ácidos graxos poliinsaturados (óleos de peixes, como sardinha) e ácidos graxos monoinsaturados de fontes vegetais (azeite de oliva).

Agora, no caso dos carboidratos, em vez de focar em produtos refinados e ricos em açúcar, a orientação é optar por alimentos com fibras dietéticas naturais, caso dos grãos integrais, vegetais, frutas e leguminosas.O passo seguinte são as quantidades. Para adultos, o consumo diário deve ser de, ao menos, 400 gramas de vegetais e frutas e 25 gramas de fibras. Para crianças e adolescentes, a entidade separou as recomendações por faixa etária.

Vegetais e frutas (por dia)

  • 2 a 5 anos – 250 g
  • 6 a 9 anos – 350 g
  • 10 anos ou mais – 400 g

Fibras dietéticas naturais (por dia)

  • 2 a 5 anos – 15 g
  • 6 a 9 anos –  21 g
  • 10 anos ou mais – 25 g



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES