Conheça chá poderoso capaz de diluir o açúcar no sangue

Estudo chinês mostrou planta com capacidade de reduzir em ate 17% o risco de desenvolver diabetes tipo 2

Plantas medicinais ajudam a baixar o açúcar no sangue, mas é importante lembrar que não substituem os medicamentos para diabetes | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Alguns chás são boas opções para complementar o controle de açúcar no sangue, já que algumas plantas e raízes possuem propriedades que ajudam a reduzir a glicemia. Eles não são substitutos de remédios, mas podem fazer parte da rotina de pessoas com a condição, junto com a dieta e a prática de exercícios físicos.

O açúcar que circula no sangue vem principalmente dos alimentos que ingerimos e dá energia para as células. A insulina, um hormônio que se origina no pâncreas, ajuda as células a absorver a glicose. Por exemplo, pessoas que sofrem de diabetes tipo 2, esse processo é interrompido, levando a níveis elevados de açúcar no sangue, o que pode causar problemas de saúde.

Segundo um estudo chinês, há um risco 17% menor de desenvolver diabetes tipo 2 se você beber pelo menos quatro xícaras de chá preto todos os dias. Na verdade, também constatou-se o mesmo efeito com o chá verde e o oolong. O chá mostrou que, além de diminuir a glicose no sangue após as refeições, também melhora a capacidade do corpo de controlar o açúcar. No entanto, é necessário salientar que, embora o chá possa ser benéfico como complemento ao tratamento, não deve substituir os medicamentos prescritos pelo médico nem as mudanças no estilo de vida recomendadas.

O que torna o chá preto único?

A bebida é o tipo de chá mais popular em todo o mundo. É um dos quatro tipos de chá feitos com as folhas da planta camélia sinensis – os outros são chás verde, oolong e branco. A diferença entre os tipos de chás está na forma como os produtores os processam.

Ao contrário de outros chás, as folhas de chá preto passam por um extenso processo de oxidação, expondo as células dentro das folhas ao oxigênio. Especialistas acreditam que essa oxidação pode dar ao chá preto alguns benefícios diferentes do chá verde (que não sofre oxidação). Já os chás oolong e branco sofrem oxidação parcial.

Outros chás que auxiliam na redução do açúcar

  • Chá de canela

A canela ajuda o organismo a utilizar o açúcar, fazendo com que o mesmo presente no sangue diminua. Também ajuda a controlar a resistência à insulina e os níveis de glicose, em caso de diabetes.

  • Chá de carqueja

A carqueja possui ação hipoglicemiante, ou seja, ajuda a manter estável a glicose no sangue. Possui atividade depurativa e antioxidante.

  • Chá de melão-de-são-caetano

O melão-de-são-caetano também tem ação hipoglicemiante, baixando a glicemia sanguínea naturalmente.

  • Chá de sálvia

A sálvia diminui o açúcar no sangue e ajuda a controlar a diabetes. Também regula o nível de açúcar em casos de pré-diabetes.

  • Chá de moringa

Moringa é uma planta que possui muitas propriedades, incluindo efeito hipoglicemiante natural.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES